Logo Logo Logo Logo Logo

No topo da Amcham Brasil

Na companhia desde 2019, Abrão Neto (foto) assume a cadeira de CEO da Abrão Neto da entidade multissetorial, que reúne cerca de quatro mil empresas. Ele sucederá a Deborah Vieitas, que esteve à frente da entidade nos últimos sete anos e passará a assessorar o seu Conselho de Administração

Divulgação

Abrão Neto, CEO da Amcham Brasil

Abrão Neto é o novo CEO da Amcham Brasil. Na companhia desde o início de 2019, o profissional atuava como Vice-Presidente Executivo antes de assumir a liderança da entidade multissetorial, que reúne cerca de quatro mil empresas. Ele sucederá a Deborah Vieitas, que esteve à frente da entidade nos últimos sete anos e passará a assessorar o seu Conselho de Administração.

A Amcham foi fundada em 1919 e é a maior Câmara Americana de Comércio fora dos Estados Unidos entre as mais de cem existentes no mundo. O novo CEO comandará uma rede de 16 escritórios em todo o Brasil e uma equipe de mais de 300 funcionários.

A experiência do Abrão Neto reforçará a atuação da Amcham, sobretudo na relação público-privada e em temas de ambiente de negócios, relacionamento com os Estados Unidos, comércio internacional e atração de investimentos. Ele combina excelência técnica e experiência prática nessas áreas e seguirá com as transformações organizacionais em curso”, afirma Luiz Pretti, presidente do Conselho de Administração da entidade.

Abrão Neto possui mais de 18 anos de experiência na área internacional e de políticas públicas, tendo ocupado importantes posições nos setores privado e público.  Entre 2016 e 2018, o profissional foi Secretário de Comércio Exterior no Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC). Ele também foi Diretor de Negociações Internacionais e desempenhou outras funções no governo federal entre 2013 e 2016.

Previamente, Abrão atuou como coordenador na área de relações internacionais e comércio exterior da FIESP e como advogado especializado em comércio internacional.

Abrão é doutor em Direito Internacional pela USP, mestre em Direito das Relações Econômicas Internacionais pela PUC-SP e foi pesquisador Ph.D. visitante em Georgetown, nos Estados Unidos. Ele também é senior fellow no Atlantic Council, think tank baseado em Washington, DC, e professor no curso de relações internacionais da ESPM.