Logo Logo Logo Logo Logo

IDC Brasil faz mudanças na estrutura executiva

Objetivo é fortalecer a operação no país e ampliar a integração com equipes LatAm e global. Na nova organização, Luciano Ramos (foto) assume a função de Country Manager, enquanto Luciano Saboia e Reinaldo Sakis passam a ocupar novos cargos de Diretoria

Divulgação

Luciano Ramos (esq.), Luciano Saboia (centro) e Reinaldo Sakis (dir.) são promovidos na IDC Brasil

A IDC Brasil, líder em inteligência de mercado, serviços de consultoria e conferências com as indústrias de Tecnologia da Informação e Telecomunicações, anuncia uma nova estrutura executiva no país. As mudanças visam fortalecer a operação da empresa no Brasil e aproximar e integrar cada vez mais sua atuação com a dos times da IDC Latin America e IDC Worldwide.

A reestruturação surge a partir da necessidade de aprimorar as práticas da companhia, atendendo novos requerimentos do setor de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC), que passou por uma intensa transformação no último biênio e deve seguir sendo impactado ao longo dos próximos anos. Entre os principais pilares do atual momento do setor, destacam-se novas formas de fazer negócios e de se relacionar com clientes; a integração de tecnologias e arquiteturas, como a chegada do 5G e atualizações no core das redes; o surgimento de outras classes de serviços, produtos e parceiros de negócios; a escassez global de componentes eletrônicos; um mundo cada vez mais digital e conectado e a crescente preocupação com a segurança de dados e informações.

A primeira grande mudança está na promoção de Luciano Ramos à função de Country Manager da IDC Brasil, ocupando a vaga que era de Denis Arcieri, que assumiu a vice-presidência de Vendas LatAm em fevereiro do ano passado. O executivo está na empresa há mais de nove anos, onde atuava como Gerente de Pesquisa e Consultoria de Enterprise. Agora, o profissional terá a responsabilidade de manter a imagem da IDC como principal provedor de inteligência e informações de mercado de TIC no Brasil, uma região bastante desafiadora por conta de suas particularidades e características únicas dentro do seu continente.

Meu primeiro objetivo é manter o nível de proximidade e relacionamento de mercado estabelecido pelo Denis ao longo de mais de 10 anos à frente da operação. Além disso, temos a ambição de continuar evoluindo e atrair novos clientes. Vou continuar gerenciando as pesquisas nas áreas de Enterprise, mas também os demais times locais da IDC, tendo uma visão mais holística e ampla, estreitando os laços com outras equipes da IDC na região e no mundo”, conta Ramos.

Luciano Saboia e Reinaldo Sakis, que ocupavam as funções de Gerente de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações no Brasil e Gerente de Pesquisa e Consultoria de Consumer Devices no Brasil, respectivamente, assumem os cargos de Diretor de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações LatAm e Diretor de Pesquisa e Consultoria de Consumer Devices LatAm. “Saboia e Sakis passam a ter uma visão mais estratégica do mercado brasileiro. Eles estarão ainda mais próximos do mercado, buscarão em suas respectivas áreas uma integração maior com LatAm e global, e terão o desafio de ampliar o fluxo de informações e conhecimento com outras lideranças regionais, tanto para apresentar as melhores práticas de sucesso no Brasil, quanto para absorver iniciativas que deram certo nas demais localidades”, explica Ramos.

Com as mudanças, Luciano Saboia, que continuará liderando sua equipe brasileira de Pesquisa e Consultoria de Telecomunicações, passará a comandar também as áreas correspondentes em outros países da América Latina, tendo sob seu guarda-chuva de atuação os mercados argentino, chileno, colombiano e mexicano.

O segmento de Telecomunicações vive uma transformação que permanecerá intensa nos próximos anos. As pessoas demandam de mais conectividade e esse tema alcançou um nível estratégico para as empresas, impulsionado por tudo o que foi vivido nos últimos dois anos e meio”, explica o executivo. “Esse cenário eleva o nível de preparação dos players nas suas escolhas e tomada de decisões, e os conteúdos elaborados pela IDC têm apoiado as operadoras em todo o mundo nessa transformação. Na América Latina, temos um ambiente competitivo, com características regionais únicas e uma necessidade de ecossistema latente. Nessa direção, o principal desafio será o de expandir e potencializar as práticas globais da IDC no segmento de Telecomunicações para os nossos clientes locais, realizando adaptações pertinentes às características, diferenças e necessidades de cada país”, complementa.

Reinaldo Sakis, que já era responsável pela equipe brasileira de Pesquisa e Consultoria de Consumer Devices, passa a exercer agora uma posição de Diretoria que inclui a liderança regional das tecnologias, alcançando também os analistas baseados em países vizinhos de LatAm, alinhando as melhores práticas e potencializando o conhecimento da IDC Brasil e da IDC Latin America.

Estarei cada vez mais próximo dos clientes para ajudá-los a identificar as suas dores e levar nossas soluções. Estamos em um momento nada simples, devido aos diversos acontecimentos que impactaram a economia nos últimos anos e influenciaram o comportamento de empresas e consumidores – com destaque para a pandemia, que afetou cadeias de suprimento globais, capacidade de investimento das empresas e capacidade de consumo das pessoas. Por isso, é importante potencializar o trabalho realizado no Brasil e ampliar seu alcance para países como México, Chile e Argentina, para citar alguns exemplos. Mais do que nunca, os clientes precisarão de informações e suporte da IDC Brasil para definir suas estratégias e direcionar seus negócios, e é isso o que vamos oferecer”, diz Sakis.