Divulgação
Fernando Nogueira, diretor-executivo da Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR)
A Associação Brasileira de Captadores de Recursos (ABCR) acaba de ganhar um novo diretor-executivo para fortalecer o Terceiro Setor. Com uma trajetória robusta no setor social, Fernando Nogueira é pesquisador e professor da Fundação Getúlio Vargas (FGV-SP) e auxiliará a organização sem fins lucrativos em sua missão de promover, desenvolver e qualificar a captação de recursos, um dos principais desafios do Terceiro Setor. Recentemente, Fernando atuou durante três anos na Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia da Prefeitura de São Paulo. Ele também é co-fundador do (011).lab e coordenador do Mobilab+ – Laboratório de Inovação Aberta da Prefeitura de São Paulo.
O primeiro trabalho de Fernando no setor foi na Fundação Kellogg, onde auxiliou no acompanhamento e avaliação de projetos sociais no Brasil e em outros países da América Latina. Em seguida, trabalhou no Comitê para Democratização da Informática (CDI), ONG pioneira no Brasil sobre exclusão digital, onde percebeu os desafios da gestão social e da captação de recursos enquanto se esforçava para disseminar conhecimentos sobre informática na cidade de São Paulo. O CDI operava em parceria com a Câmara Americana de Comércio para o Brasil (Amcham Brasil) e Fernando teve sua primeira vivência profissional em associações.
Na nova função, o diretor-executivo da ABCR pretende associar seus conhecimentos acadêmicos à sua experiência profissional para ter uma sociedade civil mais forte e sustentável. Ele também planeja reforçar a gestão associativa e dar continuidade ao crescimento da ABCR, atraindo mais associados para a organização. Outro ponto que deve se destacar na sua gestão é a inovação, tema com o qual possui familiaridade na academia e na prática.
A ABCR (Associação Brasileira de Captadores de Recursos) reúne e representa os profissionais de captação, mobilização de recursos e desenvolvimento institucional, que atuam para as organizações da sociedade civil no Brasil. Lidera campanhas, eventos e uma série de outras iniciativas de fortalecimento do setor e de apoio a quem atua por uma sociedade mais justa e democrática. Dentre as iniciativas realizadas estão o Dia de Doar e o Festival ABCR.