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O Marketing pós-pandemia

Confira o artigo escrito por Daniella Doyle, Head de Marketing do Bling, no qual a autora destaca como os processos de operação de mercado e de trabalho na área de Marketing foram acelerados por conta da pandemia, que também reverberou em grandes alterações na jornada de compra dos consumidores

A pandemia da Covid-19 trouxe inúmeras mudanças nas mais diversas áreas de atuação, dentre elas, o Marketing. A forma como a profissão passou a ser abordada sofreu algumas alterações, e muito disso se dá por conta do avanço dos processos tecnológicos dentro das empresas, acelerados pelo período pandêmico, mudando o modelo de negócio de alguns empreendimentos.

Um estudo realizado pela Egon Zehnder, empresa global de consultoria em liderança, reuniu diversos especialistas de grandes players do mercado com o objetivo de coletar insights sobre o futuro da profissão. Os líderes de Marketing já enxergam mudanças, não apenas na forma como o mercado passou a operar, mas também na maneira em que o trabalho é executado, havendo alterações até mesmo nas capacidades desejadas nos colaboradores que atuem com o Marketing. O levantamento mostra que os profissionais da área deverão operar em um cenário onde o planejamento tradicional e os processos não atendem apenas às necessidades do negócio.

Um insight trazido pelo relatório diz respeito ao propósito que os consumidores passaram a buscar com suas compras. O momento da crise acarretada pela pandemia fez com que as pessoas passassem a buscar principalmente por meios de segurança e conforto, isso trouxe uma necessidade maior das marcas em se mostrarem atentas às pautas atuais e voltadas para a preocupação com o seu consumidor, como assuntos voltados à conscientização ambiental, contra a discriminação de minorias e em combate ao diversos tipos de intolerância. Dessa forma, diversas empresas precisaram (ou precisam) passar por mudanças internas em relação à forma em que estas questões são abordadas para se adequar ao âmbito externo.

Outro fator que foi afetado é a jornada do consumidor, ponto de extrema atenção para os profissionais de Marketing. A rápida inovação é uma das principais exigências, junto à criatividade. Mensagens com propósitos específicos estão em alta, pois a Covid-19 acelerou a mudança em relação à execução do Marketing, que por sua vez, se encontrará cada vez mais dependente da análise de dados para alcançar o seu público.

Para se manter atualizado, o profissional deve estar, mais do que nunca, conectado às redes sociais, não apenas para ficar ligado às tendências, mas para desenvolver certa influência digital. Além disso, é de suma importância que os profissionais estejam preparados para agir como líderes a fim de tomar decisões que irão causar o impacto desejado ao longo do percurso, e que, acima de tudo, possuam soluções criativas para atrelar sua mensagem às causas relevantes para a sociedade.

Posso afirmar, no entanto, que um dos fatores que segue inalterado no Marketing é que não existe fórmula mágica. É preciso sempre testar, analisar resultados e, principalmente, saber exatamente aonde se quer chegar para só então, obter os resultados desejados.

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