Logo Logo Logo Logo Logo

No topo do Brasil

O italiano Simone Montagna (foto) assumiu a cadeira de Presidente e CEO das Operações Comerciais da Scania no Brasil. Com quase 22 anos na companhia, ele sucede a Silvio Munhoz, que se tornará conselheiro da unidade comercial brasileira, e já está fazendo o processo de passagem de gestão

Divulgação

Simone Montagna assume como Presidente e CEO das Operações Comerciais da Scania no Brasil a partir de março

O italiano Simone Montagna é novo Presidente e CEO das Operações Comerciais da Scania no Brasil. Com quase 22 anos na companhia, ele sucede a Silvio Munhoz, que se tornará conselheiro da unidade comercial brasileira, e já está fazendo o processo de passagem de gestão. Simone Montagna vai se reportar a Mats Gunnarsson, vice-presidente executivo das Operações Comerciais globais, e que tem base na matriz, na Suécia.

Formado em Administração de Negócios na Universidade de Pavia, Montagna possui MBA na mesma área pela Universidade de Chicago, nos Estados Unidos. Em 2001, ingressou na Scania como Diretor dos Serviços Financeiros na Itália, onde permaneceu até 2006, quando foi transferido para Rússia. Em 2009, teve sua primeira experiência no mercado brasileiro como Diretor Financeiro do Scania Banco.

Foi em julho de 2019 que passou a acumular também a função de vice-presidente dos Seviços Financeiros da Scania na América Latina. A partir de outubro de 2020 teve, até então, a maior oportunidade da carreira ao se tornar o diretor-geral da Scania Rússia.

Segundo Simone, o novo cargo na Operação brasileira será seu maior desafio profissional e pessoal. “Assumo a operação comercial para continuar o brilhante processo de evolução que vinha sendo feito. Temos mais desafios pela frente e de preparar os próximos anos para as novas tecnologias que chegarão”, afirma. “Trabalharemos ainda mais focados na parceria com a nossa competente rede de concessionárias, que vem fazendo um trabalho fantástico de expansão, investimento, treinamento das equipes e atualização e agilidade do atendimento.”

Simone Montagna irá ocupar o lugar deixado por Silvio Munhoz, que ocupava a função desde agosto de 2022. O executivo ingressou na Scania em 1998 como diretor de vendas de caminhões para o mercado brasileiro. Em seus 25 anos na companhia, passou por diversas áreas no setor de vendas e financeiro. “Continuarei contribuindo com a operação comercial e nos desafios deste nosso apaixonante mercado nacional. O transporte vem passando por transformações em todas as etapas da gestão, e a Scania está oferecendo suas novas linhas de produtos com as melhores soluções para os clientes”, conclui Silvio Munhoz.

A Scania oferece soluções de transporte e é uma das principais fabricantes de caminhões pesados, ônibus e de motores industriais, marítimos e para geração de energia. Com presença em mais de 100 países, a empresa fundada em 1891 conta com 54 mil colaboradores ao redor do mundo, além de linhas de produção na Europa, Ásia e América Latina.