Divulgação / MSP
A astrônoma amadora Lorrane Olivlet - a Lolivlet - representada pela personagem Aninha, é homenageada no projeto "Donas da Rua da História".
Com o objetivo de incentivar meninas e mulheres na carreira científica, artística, esportiva e literária, a Turma da Mônica, por meio do projeto “Donas da Rua”, homenageia Lorrane Olivlet – ou Lolivlet, como é mais conhecida. A jovem astrônoma amadora se torna a mais nova “Dona da Rua da História” por ter descoberto e detectado cerca de 50 asteroides – e ainda planeja continuar de olho nesses astros até se tornar um exemplo mundial no assunto! Com traços da personagem Aninha, ela entra para o hall das personagens homenageadas pelo projeto “Donas da Rua”.
Nascida em Belo Horizonte, a mineira é apaixonada pelo Espaço desde os três anos, quando ganhou um livro sobre o Sistema Solar. A partir daí, nem o céu foi o limite para ela! Sempre de olho nos astros, Lorrane se tornou astrônoma amadora e se inscreveu no projeto de caça a asteroides da NASA, o “International Astronomical Search Collaboration”. Nele, cientistas amadores do mundo todo podem fazer descobertas astronômicas.
A homenageada também foi responsável pela criação do grupo de “STEAM” (sigla em inglês para Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), o “InSpace Group”, com foco em assuntos ligados ao Espaço, em que lidera mais de 100 participantes. Além disso, publicou seu próprio livro sobre o Sistema Solar, “Meu Primeiro Contato com o Céu – Introdução ao Sistema Solar”, tornando-se divulgadora científica e influenciadora digital. Com base em todas essas vivências, e em seu amor pelo Espaço, Lolivlet já realizou dezenas de palestras e inspirou outras meninas a se interessarem pela Ciência.
Assim como Lorrane, outras grandes mulheres, entre elas escritoras, esportistas e cientistas, fazem parte do hall das “Donas da Rua da História”. A proposta do projeto demonstra o compromisso da Mauricio de Sousa Produções como signatária dos “Princípios de Empoderamento das Mulheres”, plataforma da ONU Mulheres e do Pacto Global. Para conferir a homenagem a Olivlet e a outras grandes mulheres, basta clicar aqui.