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Golpe do bloqueio de pagamento por aproximação. O que fazer?

No programa Consumo em Pauta dessa semana, Angela Crespo recebe o Advogado, Marcos Poliszezuk para falar sobre o novo golpe de bloqueio de pagamento por aproximação. Não perca, às 16h, na Rádio Mega Brasil Online.

O advogado, Marcos Poliszezuk é o convidado dessa semana

A pauta agora é sobre o consumidor... vem aí, Consumo em Pauta, aqui na Rádio Mega Brasil Online! 
Mais uma tentativa de lesar o consumidor vem sendo colocada em prática por fraudadores. Agora, é o golpe do bloqueio de pagamento por aproximação. Ele funciona assim: o consumidor aproxima seu cartão, celular ou relógio da maquininha e recebe a mensagem de que há bloqueio. Então, para pagar a compra uma das opções é inserir o cartão físico no equipamento. Resultado: os dados do cartão são copiados e usados para outros fins, inclusive para compras, só que a conta vai para o bolso do verdadeiro dono do cartão.
Assim, caso você receba a mensagem de bloqueio ao fazer pagamento por aproximação, exija do lojista outra máquina ou, então, opte por fazer o pagamento por outros meios. Nunca pelo cartão físico.
É uma novidade esta modalidade de golpe. Entretanto, o golpe em si já existe há um certo tempo”, destaca Marcos Poliszezuk, advogado das áreas do Direito Empresarial, Trabalhista, Contratual, Tributário, Imobiliário, Ambiental, Consumo e Família
O entrevistado do programa Consumo em Pauta lembra que este golpe é muito parecido com aquele em que um fornecedor pegava o cartão do consumidor e fazia a cópia para usos escusos. “Agora, a própria maquininha está infectada por um malware que tem a função de capturar as informações do cartão. Tudo feito de forma virtual”, acrescenta.

 

Apareceu bloqueio? O que fazer
A primeira providência, recomenda o advogado, é buscar outra forma de fazer o pagamento, preferencialmente não usando o cartão. “E falar com as pessoas do estabelecimento alertando que isso pode ser um golpe.”
Caso você desconfia que tenha passado o seu cartão em uma maquininha corrompida ou receia que seus dados tenham sido expostos durante a compra:
Bloqueie o seu cartão imediatamente: procure o banco e avise sobre o ocorrido. Algumas instituições financeiras disponibilizam no aplicativo bancário o bloqueio do cartão. Se for o seu caso, entre imediatamente nele e faça o bloqueio.
Solicite um novo cartão: no mesmo contato em que você solicitou o bloqueio, já faça o pedido de um novo cartão. Ou, use o aplicativo para a solicitação.
Registre boletim de ocorrência: comunicar a polícia sobre o crime é importantíssimo. É possível registrar um B.O via internet.
Compras que não reconhece: informe ao banco sobre os valores de compras que não foram feitas por você; se a situação não for resolvida, entrar com reclamação do Procon e até registrar na plataforma consumidor.gov.br; procurar o Juizado Especial Cível ou contratar um advogado.
Pode-se, ainda, usar sites de reclamação para dar publicidade ao que está ocorrendo. Com essa atitude se evita que outras pessoas caiam no golpe e mostra a boa-fé do consumidor”, salienta Marcos Poliszezuk.

 


O programa Consumo em Pauta é apresentado pela jornalista Ângela Crespo todas as segundas, às 16h, com apresentações às terças, às 09h, e às quintas, às 19h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.