Logo Logo Logo Logo Logo

No comando da crise

Em meio ao caos financeiro eclodido após descoberta de inconsistências contábeis, a Americanas S.A elegeu um novo Diretor-Presidente para comandar a empresa. Leonardo Coelho Pereira (foto), sócio da Alvarez & Marsal, assume o posto deixado por Sergio Rial no dia 11 de janeiro neste momento de recuperação judicial da companhia

Divulgação

Leonardo Coelho Pereira (foto) assume como Diretor-Presidente da Americanas S.A

No dia 15 de fevereiro, a Americanas S.A anunciou a nomeação de Leonardo Coelho Pereira como seu novo Diretor-Presidente, em meio ao caos financeiro eclodido na companhia após a descoberta de inconsistências contábeis que escondiam uma dívida superior a R$ 47 bilhões. O executivo assume o posto deixado por Sérgio Rial, no dia 11 de janeiro, e, desde então, vinha sendo ocupado de forma interina por João Guerra. Atualmente, a Americanas S.A está em fase de recuperação judicial.

Pereira é sócio da Alvarez & Marsal desde 2011, com sólida atuação na área de Reestruturação de Empresas do setor varejista. O executivo também ocupou posições de CEO e CFO de multinacionais no Brasil, Alemanha, Itália, Chile, Argentina e Uruguai.

 

A crise

Em janeiro de 2023, a descoberta de inconsistências contábeis na Americanas S.A levou a revelação de um rombo financeiro que afetou não apenas a varejista, mas outras empresas da cadeia do ramo no país.

Um dos primeiro efeitos da crise foi a sua retirada do rol de patrocinadores do BBB 23. Esta seria a quarta participação consecutiva da empresa no reality da TV Globo. Posteriormente, a empresa também retirou o seu patrocínio ao The Town, festival de música cuja primeira edição será realizada em setembro, em São Paulo.

Além disso, a Americanas S.A também precisou rever as suas estratégias de Marketing e Comunicação. Os slogans e conceitos utilizados nos últimos meses foram deixados de lado e a marca chegou a postar nas redes sociais as mensagens de apoio dos consumidores frente à situação de crise financeira.