Divulgação / LinkedIn
“Sinto-me honrado com esta oportunidade de liderar a Capgemini na região e aproveitar a forte posição que Maurizio estabeleceu”, ressalta Contrera.
A Capgemini, multinacional francesa de consultoria, tecnologia e outsourcing, anunciou a promoção de Adriano Contrera à posição de CEO da companhia para a região da América do Sul, que engloba as operações da Argentina e do Brasil. O executivo assume o cargo sucedendo Maurizio Mondani, que esteve à frente das atividades sul-americanas da empresa por seis anos e agora pretende focar em projetos estratégicos para as operações globais da consultoria.
“Sinto-me honrado com esta oportunidade de liderar a Capgemini na região e aproveitar a forte posição que Maurizio estabeleceu”, ressalta Contrera.
“Adriano e Maurizio trabalharam em estreita colaboração nos últimos anos, e juntos, lideraram uma profunda transformação nas operações locais, em linha com a estratégia do Grupo Capgemini. Estou confiante de que o Adriano impulsionará o sucesso da Capgemini no Brasil e na região da América do Sul”, afirma Aruna Jayanthi, Managing Director da Capgemini para América Latina e Canadá e Diretora Geral de Vendas para Américas.
Na Capgemini há quase sete anos, Adriano ingressou na companhia em maio de 2016, como Vice-Presidente de Serviços de Aplicação para Brasil, até ser promovido, pela primeira vez, em janeiro de 2020, à posição de Chief Operating Officer (COO) para América do Sul, cargo que ocupava até então. Além disso, foi membro do Conselho de Gerenciamento da companhia por três anos.
Durante esse período, Contrera desempenhou um papel fundamental no lançamento do “Capgemini’s Applied Innovation Exchange (AIE)” no Brasil, oferecendo aos clientes acesso à uma plataforma global que habilita as empresas a desenvolverem competências em inovação a longo prazo. Ele também é um apoiador ativo de iniciativas ligadas à Diversidade & Inclusão, tendo assumido um papel de liderança nos significativos avanços no “Gender Balance” da empresa no país.
“Nos últimos anos, tive o prazer de implementar projetos que foram essenciais para maximizar o potencial de nosso portfólio e entregar valor aos negócios dos nossos clientes. Temos uma equipe talentosa, e estou empenhado em continuar a investir em nossas pessoas através de programas de formação e academias técnicas que apoiem o desenvolvimento de competências e a progressão nas carreiras”, comenta Contrera.
Adriano Contrera contabiliza uma trajetória profissional de mais de 20 anos em Consultoria de Negócios e Tecnologia, já tendo atuado em algumas das mais importantes consultorias corporativas globais na Europa e nas Américas, como T-Systems, Ernest & Young, KPMG e CSC. Ele também tem no currículo uma atuação de mais de seis anos na BearingPoint, como Managing Director Utilities.
Sua jornada acadêmica é composta por uma graduação em Administração na Unesp, pós-graduação em Administração de Negócios na Fundação Getúlio Vargas (FGV), além de certificações em Management and Leadership pela Yale School of Management e pela European School of Management and Technology (ESMT) Berlin.