Divulgação
Parceria entre Instituto Embraer e ONG Aviadoras busca impulsionar carreiras de mulheres na aviação
O Instituto Embraer e a Associação das Mulheres Aviadoras do Brasil (AMAB) estabeleceram parceria para mentoria de carreira de jovens entre 16 e 26 anos interessadas no setor aeronáutico. A iniciativa “Acelerando Carreiras” faz parte do Programa de Voluntariado do Instituto Embraer.
Voluntários e voluntárias da Embraer realizarão encontros online durante dois meses com jovens de diferentes lugares do Brasil para discutir temas como plano de carreira, priorização e gestão do tempo, marketing pessoal e networking, ferramentas de apresentação e comportamento em entrevista de emprego. Em 2022, mais de 600 voluntários participaram da Programa de Voluntariado, que impactou a vida de centenas de jovens das cinco regiões do País.
“Contribuir com a representatividade feminina nas áreas de ciência, tecnologia, engenharia e matemática e impulsionar jovens na busca por realização profissional no ambiente aeronáutico, repleto de desafios, tem sido uma das prioridades do Instituto Embraer”, explica André Tachard, diretor do Instituto Embraer.
VI Encontro Mulheres na Aviação
Além da atividade de mentoria, a parceria envolveu também o apoio da Embraer ao VI Encontro Mulheres na Aviação, organizado pela Aviadoras, que ocorreu nos dias 4 e 5 de março. O primeiro dia de programação contou com palestras e um ambiente que promoverá redes de relacionamento no Hotel Blue Tree Premium Faria Lima, em São Paulo. No dia seguinte, o encontro aconteceu no Aeroporto Campo dos Amarais, em Campinas.
Este é o segundo ano consecutivo que a empresa colabora com o evento que reúne pilotas, comissárias de voo, mecânicas de aeronave, engenheiras entre outras profissionais e estudantes de diversas áreas da aviação associadas à ONG.
Associação das Mulheres Aviadoras do Brasil (AMAB) é uma organização sem fins lucrativos, que tem como principal objetivo fomentar a carreira da mulher aviadora, por meio de incentivo, auxílio, mentoria, treinamento, integração e networking. Paralelamente a este trabalho, a AMAB compartilha seus meios, em busca de amplificar o alcance e as oportunidades, enquanto promove a carreira da mulher nos diversos campos da aviação, assim como nas demais áreas correlatas ligadas a ciências, tecnologia, engenharia e matemática.
Já o Instituto Embraer, criado em 2001, nasceu com o objetivo de investir o capital social privado da Embraer em programas voltados principalmente a educação. Além de manter os dois colégios de ensino médio em período integral nas cidades de São José dos Campos e Botucatu, interior de São Paulo, o Instituto investe recursos financeiros e humanos em projetos que impactam positivamente a sociedade.