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Ascensão feminina em tons de “dorado”

Arcos Dorados, franquia que opera a rede McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, avança em sua política de valorização das mulheres com relação ao ano anterior e promove a ascensão profissional de mais de 2.700 colaboradoras. Ao todo, a empresa chegou a 63% de promoções de mulheres em 2022

Divulgação / LinkedIn

“Temos muito orgulho de reconhecer o potencial de cada colaboradora mulher que está conosco e por isso, a promoção da equidade de gênero e a valorização feminina é, e continuará sendo, uma de nossas pautas prioritárias. É desta forma que construímos uma cultura empresarial mais inclusiva e, consequentemente, mais forte e resiliente”, diz Mariana Scalzo, Diretora de Comunicação Corporativa da Divisão Brasil da Arcos Dorados.

Comemorado em 8 de março, o Dia Internacional da Mulher ainda promove muitas reflexões acerca da equidade feminina no mercado de trabalho. E na Arcos Dorados, franquia que opera a rede McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, a valorização das mulheres e o fomento à sua ascensão profissional é uma pauta prioritária trabalhada pela companhia na gestão e no desenvolvimento de pessoas.

Desde a criação do “Somos”, Comitê de Diversidade & Inclusão, a Arcos Dorados tem conquistado um aumento gradativo no número de promoções de mulheres a cada ano. Para atuar diretamente no eixo de “Equidade de Gênero”, uma das frentes do Comitê, a companhia conta com a atuação da Rede de Mulheres, grupo que promove práticas de equidade diante às oportunidades, ações afirmativas, e busca dar visibilidade aos seus talentos dentro da empresa. Com 60% do seu quadro de colaboradores no Brasil composto por mulheres, somente em 2022, de todas as promoções realizadas pela companhia, 63% foram conquistadas por elas. Já no eixo “Racial”, as mulheres negras representam 61% do quadro feminino da Arcos Dorados, sendo que elas representaram 40% das promoções realizadas no último ano. Resultados como esses refletem o compromisso da empresa em promover não só a equidade de gênero, como também a pauta racial em seu ambiente de trabalho.

Além disso, a companhia tem sua liderança majoritariamente feminina (51%), considerando escritório e restaurantes, na contramão do mercado em que as mulheres líderes são 38%. Exemplo disto é a história de Ana Cláudia Matos Vieira Nobrega, que atualmente exerce cargo de liderança como Gerente de Unidade de Negócios do McDonald’s em Cuiabá. No restaurante há 16 anos, Ana entrou na rede como primeiro emprego, abraçou o propósito da empresa e se desenvolveu como pessoa e profissional, conquistando até mesmo o antigo sonho de se tornar advogada.

Ser mulher é um ato de gratidão! Porque não é simplesmente ser a mulher, mas é ser mãe, ser pai, ser dona de casa, ser a mulher que trabalha, ser a mulher de negócios, ser a que sustenta a casa, ser a que constrói uma história”, conta Ana. “Tenho muito orgulho de ser a mulher que me tornei, batalhadora, guerreira, que não desiste, que constrói tudo novamente, do zero. De olhar para mim e poder afirmar que sou verdadeiramente uma mulher, assim como muitas outras brasileiras, que vão à batalha diariamente, sem medir esforços, nem deixar angústia, tristeza ou aflição tomarem conta. Que coloca o sorriso no rosto e vai à luta”, complementa.

Temos muito orgulho de reconhecer o potencial de cada colaboradora mulher que está conosco e por isso, a promoção da equidade de gênero e a valorização feminina é, e continuará sendo, uma de nossas pautas prioritárias. É desta forma que construímos uma cultura empresarial mais inclusiva e, consequentemente, mais forte e resiliente”, diz Mariana Scalzo, Diretora de Comunicação Corporativa da Divisão Brasil da Arcos Dorados.

 

Outras iniciativas

A Arcos Dorados oferece programas de saúde e bem-estar para que todas as pessoas se sintam acolhidas e seguras. Exemplo disto é o “Laços Dourados”, iniciativa lançada em 2017, que visa oferecer suporte às mães, sejam elas colaboradoras da companhia ou dependentes, em todo o período gestacional e melhorar a qualidade de vida delas e do recém-nascido.

Já em 2021, foi criado o “Passinhos Dourados”, programa próprio de puericultura focado no primeiro ano de vida dos bebês. A partir do nascimento, até completar 12 meses de idade, as famílias recebem contatos periódicos da equipe do programa com diversas orientações preventivas e corretivas multidisciplinares sobre amamentação, banhos, cólicas, engasgos, coto umbilical, além de dicas sobre a importância da amamentação e do cumprimento do calendário vacinal conforme orientação dos médicos e do Ministério da Saúde.

Outro exemplo, é o programa “McAmigo”, que disponibiliza uma linha anônima para que todos os colaboradores da companhia possam consultar especialistas de diversas áreas, como atendimento psicológico e jurídico, para receber apoio nos momentos em que mais precisam.