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Ana Julião, General Manager da Edelman Brasil, foi a entrevistada da semana do Comunicação S/A.
A executiva Ana Julião, que atua como General Manager na Edelman Brasil desde 2014, contou em entrevista qual a estratégia usada pela empresa ao adquirir uma agência focada na atividade de public affairs. A Edelman Global Advisory anunciou a aquisição da Distrito Relações Governamentais, agência com sede em Brasília, com o intuito de expandir suas atividades na América Latina. "Nosso objetivo com essa aquisição é a expansão de serviços e a possibilidade de oferecer para os nossos clientes os serviços de comunicação, relações públicas, public affairs e relações governamentais cada vez mais integrados".
Em 1864, nos Estados Unidos, o presidente Ulysses S. Grant, que frequentava o Hotel Willard todos os dias, constantemente era abordado por uma série de pessoas no lobby do hotel. As pessoas pediam ao presidente ajuda em assuntos de origem privada mas que de alguma forma, envolvia o governo. O presidente Grant se referia aquelas pessoas como os “lobistas do Hotel Willard”, daí pra frente o termo pegou. Ao ser questionada se essa profissão ainda se enquadra na estrutura empresarial e política que temos hoje, Ana afirma que: "Quando vamos avançando nessa trajetória, de profissionalização da atividade de relações governamentais, nós temos uma relação de muita transparência. [...] Grandes marcas, organizações, empresas; elas precisam ter clareza e entendimento a respeito do cenário regulatório e legislativo para que elas possam se posicionar e também estabelecer diálogos legítimos e transparentes com as lideranças desses poderes".
A proposta da EGA é cada vez mais estar presente em outros países, sempre garantindo um time de qualidade e integrado, para que os serviços oferecidos mantenham o padrão da empresa e possam suprir as necessidades dos clientes em qualquer lugar. “Nossa estratégia, de sempre integrar os mercados, como se fossemos apenas um time, é porque isso favorece muito a realidade de atendimento a clientes que tenham atuação global”.
Durante a entrevista, a General Manager comentou sobre a dificuldade de oferecer serviços de public affairs na América Latina, levando em conta a complexidade do continente. “A gente reproduz na prática em relações governamentais e public affairs, o que a gente já segue na Edelman, que é: ‘pensamento global, conhecimento local’ e mais do que tudo nós não podemos prescindir desse conhecimento”.
Ainda falando sobre a internacionalização da empresa, Ana afirma que concorda com o lema 'O Brasil voltou!'. ”Trabalhar em uma empresa global, falando com profissionais da Edelman e também clientes, a impressão é que as pessoas passam a olhar pra gente. O Brasil voltou, sobretudo a ser olhado como um país que vai voltar a olhar para questões que são importantes no mundo como a questão da sustentabilidade, Amazônia, direitos humanos”.
Ao ser questionada sobre a mudança de governos, a jornalista responde: “Quando a gente passa por uma mudança de governo, o que traz é definitivamente muitas oportunidades; para a gente começar a tentar entender quais são as necessidades e quais orientações básicas que esse novo governo tem, quem são essas pessoas e como essas relações vão se dar”. A executiva conclui dizendo que: “Isso traz a possibilidade de vários investimentos. Eu já percebo, muito sutilmente, o interesse dos nossos clientes e parceiros, voltando cada vez mais intenso pelo Brasil, buscando entender o que está acontecendo, qual a dinâmica do novo governo”. Para saber um pouco mais sobre os futuros planos da Edelman Global Advisory, clique aqui para ouvir a íntegra do podcast. Ou clique aqui para assistir a entrevista. Disponível, também, no Spotify.