Divulgação
"Modelos de trabalho híbridos adicionam complexidade às plataformas de UC&C usadas por grandes empresas e call centers", diz Michael Szabados, Diretor de Operações da NETSCOUT.
A NETSCOUT, provedora de soluções de gerenciamento de desempenho, segurança cibernética e proteção contra DDoS, divulgou recentemente uma nova pesquisa destacando a importância contínua das plataformas de comunicação e colaboração unificadas (UC&C) para o futuro pós-pandemia do trabalho híbrido. Em sua terceira pesquisa anual com 300 tomadores de decisão de TI em organizações com mais de US$ 1 bilhão em receita, a NETSCOUT descobriu que a grande maioria (69%) aumentou o número de ferramentas de UC&C usadas, com 75% esperando oferecer suporte a mais plataformas nos próximos 12 meses. A necessidade de aproveitar novos recursos e funções (89%), ou oferecer melhor suporte à colaboração dos funcionários (67%), foi citada com mais frequência na condução dessas decisões.
A maioria dos entrevistados (60%) diz que plataformas, aplicativos e ferramentas de colaboração são essenciais para o ambiente de trabalho atual de sua organização, em comparação com 49% no ano passado – um aumento de mais de 20%.
A pesquisa também apontou outras descobertas:
. A maioria das organizações de nível empresarial suporta de uma a quatro ferramentas e aplicativos de colaboração e comunicação unificada. Mais de um terço suporta de cinco a nove ferramentas e aplicativos, enquanto 15% usam dez ou mais;
. O Microsoft Teams e o Zoom continuam sendo as plataformas mais usadas por 86% e 78% dos entrevistados, respectivamente. Muitos disseram que suas organizações já haviam usado Webex, Slack ou Google Meet anteriormente;
. 52% disseram que a utilização de diversas plataformas em diferentes departamentos/equipes de sua organização impactou negativamente sua capacidade de responder aos desafios relacionados a UC&C;
. 29% das empresas afirmaram que os problemas relacionados a UC&C continuam a constituir a maioria das solicitações de suporte técnico de TI;
. 54% relatam que ainda leva algumas horas para resolver problemas relacionados a UC&C;
. Apenas 23% estão usando uma ferramenta independente que aproveita a análise de pacotes para monitorar o desempenho e a experiência dos trabalhadores remotos.
Por fim, examinando pela primeira vez a importância das plataformas de UC&C em call centers, a pesquisa deste ano constatou que 86% das empresas operam call centers remotos ou híbridos. No entanto, mais de 70% dos líderes de TI acham que a qualidade das chamadas, as chamadas perdidas, os tempos de conexão atrasados e a solução de problemas são um desafio para sua organização devido ao trabalho remoto.
"Modelos de trabalho híbridos adicionam complexidade às plataformas de UC&C usadas por grandes empresas e call centers", diz Michael Szabados, Diretor de Operações da NETSCOUT. "Eles se tornaram dependentes dessas plataformas para manter seus negócios funcionando. Para se manter à frente desses desafios, a NETSCOUT investe continuamente em suas soluções para lidar com a complexidade e fornecer visibilidade em várias plataformas para garantir a melhor experiência de usuário de qualidade", complementa.
A pesquisa foi realizada em novembro de 2022 entre 300 tomadores de decisão de TI nos Estados Unidos e no Canadá.