Logo Logo Logo Logo Logo

Conscientização que começa cedo

Presidência da COP28 nos Emirados Árabes lança “Programa Internacional de Jovens Delegados pelo Clima”, iniciativa que visa apoiar jovens de países menos desenvolvidos e de pequenos estados insulares em desenvolvimento que enfrentam dificuldades de acesso à COP. Os 100 selecionados participarão de negociações climáticas e ações público-privadas, garantindo a representação de vozes e prioridades diversas no processo multilateral

Divulgação

Para garantir que as propostas e os pontos de vista dos jovens sejam integrados na elaboração de políticas climáticas globais, o “YCDP Internacional” contribuirá para o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e redes entre os jovens, em especial, aqueles dos países mais vulneráveis, para que participem do processo climático.

A 28ª sessão da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) nos Emirados Árabes Unidos lançou a iniciativa global “Programa Internacional de Jovens Delegados pelo Clima (YCDP Internacional)”.

Para amplificar as vozes, perspectivas e prioridades da juventude global no processo multilateral da COP, o “YCDP” vai selecionar 100 jovens delegados principalmente de países menos desenvolvidos (PMD) e pequenos estados insulares em desenvolvimento (PEID) para participar em negociações climáticas e iniciativas de parcerias público-privadas relacionadas ao clima. O programa também será direcionado às populações indígenas e grupos minoritários, além de proporcionar apoio financeiro e capacitação para os participantes selecionados.

Para garantir que as propostas e os pontos de vista dos jovens sejam integrados na elaboração de políticas climáticas globais, o “YCDP Internacional” contribuirá para o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e redes entre os jovens, em especial, aqueles dos países mais vulneráveis, para que participem do processo climático. O programa também servirá de modelo para o processo de inclusão de jovens na COP, com o objetivo de criar uma estrutura de participação juvenil sustentável para as futuras gerações.

Patrocinado pela equipe de Promoção Climática Jovem da COP28 e pela Presidência da COP28, o programa será coordenado em parceria com organizações lideradas por jovens, incluindo a “YOUNGO”, o grupo oficial de crianças e jovens da UNFCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas). O programa foi elaborado para destacar as necessidades e propostas políticas da juventude nas decisões sobre o clima mundial, desenvolver capacitação climática, conhecimento e redes entre jovens, e estabelecer um modelo de equidade para inclusão de jovens em futuras edições da COP.

Os jovens estão na vanguarda do enfrentamento dos desafios climáticos. São eles que lideram o caminho compartilhando suas perspectivas, trazendo sua criatividade e contribuindo para o impacto positivo que o planeta precisa. Como futuros líderes, cientistas, empresários e ativistas climáticos, é a energia deles que fará a diferença. O ‘Programa Internacional de Jovens Delegados pelo Clima’ – a maior iniciativa deste tipo – vai empoderar jovens de todo o mundo para participar nos processos da COP, com foco especial naqueles de países menos desenvolvidos e estados insulares menores”, disse Sua Excelência Dr. Sultan Ahmed AI Jaber, Presidente Designado da COP28 UAE, em seu discurso de lançamento.

Durante o “YCDP”, os delegados poderão conduzir consultas com outros jovens baseados em seus países de origem, antes do período entre sessões da UNFCCC em junho e da COP28, no fim de novembro. Eles também participarão de eventos como plenárias de jovens para facilitar o diálogo direto com legisladores. Os 100 Jovens Delegados Climáticos Internacionais vão acompanhar os processos de negociações da UNFCCC de perto ao longo do ano, reunindo contribuições e objetivos em comum dos seus países de origem para elaborar um plano estratégico focado na população jovem e uma visão política para a COP. Antes da COP28, eles também participarão da Conferência da Juventude. Além disso, um pequeno grupo de delegados também será convidado a participar em outros momentos críticos do calendário climático, como a Conferência SB58 da UNFCCC, que será realizada em junho de 2023, em Bonn, na Alemanha, a Pré-COP em outubro, e as Semanas Regionais do Clima da ONU.

A população jovem, principalmente nas comunidades vulneráveis, é a mais afetada pela crise climática. Suas vozes e perspectivas precisam ser o foco nos espaços internacionais de negociação. É importante que essas visões façam parte do processo de decisão, para que se construa um caminho para um futuro mais sustentável e equitativo. É por isso que estamos colaborando com a Presidência da COP28 UAE no ‘Programa Internacional de Jovens Delegados pelo Clima’, para promover o engajamento juvenil de forma equitativa, justa e inovadora nos processos de políticas climáticas”, afirmou a YOUNGO, em comunicado.

As inscrições para o “YCDP Internacional” podem ser feitas por meio do site até dia 07 de abril. A avaliação das inscrições e as entrevistas serão conduzidas pela YOUNGO. O programa será realizado de maio até dezembro, e os jovens delegados participarão e contribuirão com o processo de negociação para definir prioridades para a agenda climática na 18ª Conferência da Juventude sobre Mudança Climática da ONU (COY18) e na COP28 de 30 de novembro a 12 de dezembro, em Dubai.

Durante o processo, os jovens delegados também participarão de um treinamento para elaborar objetivos climáticos claros para a COP com a expectativa de reunir perspectivas e compartilhar conhecimento para as comunidades mais amplas em seus países. Os inscritos pré-selecionados serão convidados para a rodada final de entrevistas em abril, e os delegados selecionados serão anunciados no início de maio.