Divulgação
Para garantir que as propostas e os pontos de vista dos jovens sejam integrados na elaboração de políticas climáticas globais, o “YCDP Internacional” contribuirá para o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e redes entre os jovens, em especial, aqueles dos países mais vulneráveis, para que participem do processo climático.
A 28ª sessão da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP28) nos Emirados Árabes Unidos lançou a iniciativa global “Programa Internacional de Jovens Delegados pelo Clima (YCDP Internacional)”.
Para amplificar as vozes, perspectivas e prioridades da juventude global no processo multilateral da COP, o “YCDP” vai selecionar 100 jovens delegados principalmente de países menos desenvolvidos (PMD) e pequenos estados insulares em desenvolvimento (PEID) para participar em negociações climáticas e iniciativas de parcerias público-privadas relacionadas ao clima. O programa também será direcionado às populações indígenas e grupos minoritários, além de proporcionar apoio financeiro e capacitação para os participantes selecionados.
Para garantir que as propostas e os pontos de vista dos jovens sejam integrados na elaboração de políticas climáticas globais, o “YCDP Internacional” contribuirá para o desenvolvimento de habilidades, conhecimentos e redes entre os jovens, em especial, aqueles dos países mais vulneráveis, para que participem do processo climático. O programa também servirá de modelo para o processo de inclusão de jovens na COP, com o objetivo de criar uma estrutura de participação juvenil sustentável para as futuras gerações.
Patrocinado pela equipe de Promoção Climática Jovem da COP28 e pela Presidência da COP28, o programa será coordenado em parceria com organizações lideradas por jovens, incluindo a “YOUNGO”, o grupo oficial de crianças e jovens da UNFCC (Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas). O programa foi elaborado para destacar as necessidades e propostas políticas da juventude nas decisões sobre o clima mundial, desenvolver capacitação climática, conhecimento e redes entre jovens, e estabelecer um modelo de equidade para inclusão de jovens em futuras edições da COP.
“Os jovens estão na vanguarda do enfrentamento dos desafios climáticos. São eles que lideram o caminho compartilhando suas perspectivas, trazendo sua criatividade e contribuindo para o impacto positivo que o planeta precisa. Como futuros líderes, cientistas, empresários e ativistas climáticos, é a energia deles que fará a diferença. O ‘Programa Internacional de Jovens Delegados pelo Clima’ – a maior iniciativa deste tipo – vai empoderar jovens de todo o mundo para participar nos processos da COP, com foco especial naqueles de países menos desenvolvidos e estados insulares menores”, disse Sua Excelência Dr. Sultan Ahmed AI Jaber, Presidente Designado da COP28 UAE, em seu discurso de lançamento.
Durante o “YCDP”, os delegados poderão conduzir consultas com outros jovens baseados em seus países de origem, antes do período entre sessões da UNFCCC em junho e da COP28, no fim de novembro. Eles também participarão de eventos como plenárias de jovens para facilitar o diálogo direto com legisladores. Os 100 Jovens Delegados Climáticos Internacionais vão acompanhar os processos de negociações da UNFCCC de perto ao longo do ano, reunindo contribuições e objetivos em comum dos seus países de origem para elaborar um plano estratégico focado na população jovem e uma visão política para a COP. Antes da COP28, eles também participarão da Conferência da Juventude. Além disso, um pequeno grupo de delegados também será convidado a participar em outros momentos críticos do calendário climático, como a Conferência SB58 da UNFCCC, que será realizada em junho de 2023, em Bonn, na Alemanha, a Pré-COP em outubro, e as Semanas Regionais do Clima da ONU.
“A população jovem, principalmente nas comunidades vulneráveis, é a mais afetada pela crise climática. Suas vozes e perspectivas precisam ser o foco nos espaços internacionais de negociação. É importante que essas visões façam parte do processo de decisão, para que se construa um caminho para um futuro mais sustentável e equitativo. É por isso que estamos colaborando com a Presidência da COP28 UAE no ‘Programa Internacional de Jovens Delegados pelo Clima’, para promover o engajamento juvenil de forma equitativa, justa e inovadora nos processos de políticas climáticas”, afirmou a YOUNGO, em comunicado.
As inscrições para o “YCDP Internacional” podem ser feitas por meio do site até dia 07 de abril. A avaliação das inscrições e as entrevistas serão conduzidas pela YOUNGO. O programa será realizado de maio até dezembro, e os jovens delegados participarão e contribuirão com o processo de negociação para definir prioridades para a agenda climática na 18ª Conferência da Juventude sobre Mudança Climática da ONU (COY18) e na COP28 de 30 de novembro a 12 de dezembro, em Dubai.
Durante o processo, os jovens delegados também participarão de um treinamento para elaborar objetivos climáticos claros para a COP com a expectativa de reunir perspectivas e compartilhar conhecimento para as comunidades mais amplas em seus países. Os inscritos pré-selecionados serão convidados para a rodada final de entrevistas em abril, e os delegados selecionados serão anunciados no início de maio.