Logo Logo Logo Logo Logo

Brilho “dorado”

Pessoas com Síndrome de Down encontram oportunidades de desenvolvimento na Arcos Dorados. Em celebração ao Dia Internacional da Síndrome de Down, que aconteceu no último dia 21 de março, a operadora do McDonald’s compartilhou histórias de colaboradores que tiveram a chance de crescer pessoal e profissionalmente na companhia

Divulgação

Vanessa Silva Lemos, 35 anos, tem Síndrome de Down e sua inclusão no mercado de trabalho parecia distante até encontrar no McDonald’s a oportunidade que precisava para se desenvolver e, desde então, já são 11 anos trabalhando na rede.

Pioneira na contratação de pessoas com deficiência, a Arcos Dorados, franquia que opera a rede McDonald’s em 20 países da América Latina e Caribe, celebrou o Dia Internacional da Síndrome de Down (21 de março) reforçando a importância de estimular a inclusão dessas pessoas em todos os âmbitos da sociedade, principalmente no mercado de trabalho, com igualdade de direitos e oportunidades. Consciente do potencial que tem para impactar positivamente a vida de milhares de pessoas, a companhia tem como uma de suas prioridades, não só a empregabilidade de pessoas com deficiência, mas o acolhimento, capacitação e desenvolvimento da carreira desses profissionais.

Atualmente, são mais de 1.800 funcionários com diferentes tipos e graus de deficiência no quadro de colaboradores do Brasil, sendo que 72% têm deficiência intelectual. Desses, 55 colaboradores têm Síndrome de Down e estão construindo uma jornada positiva junto à companhia, se desenvolvendo profissionalmente e pessoalmente, e alcançando transformações positivas em suas vidas. Esse resultado é possível porque a companhia opera sob a filosofia “Cooltura de Serviço”, que incentiva que cada indivíduo se sinta à vontade para se expressar conforme se identifique e se sinta bem, gerando bons momentos sendo que são em um ambiente de trabalho seguro e respeitoso, assim, alcançando seu máximo potencial. Para que isso aconteça, a empresa não mede esforços e discute modelos efetivos de trabalho, criando oportunidades para as pessoas com deficiência, capacitando-as e sendo um agente facilitador nesse processo para que elas possam se desenvolver e descobrir suas habilidades.

Desde o início do processo seletivo, as pessoas com deficiência recebem um olhar individualizado. Para isso, a companhia dispõe de uma equipe de profissionais dedicados à captação, contratação e acompanhamento dessas pessoas, que contempla Gestores de Inclusão, Médicos do Trabalho, Enfermeiros e Gerentes Selecionadores, além de oferecer treinamento adaptado à condição de cada um, sem limite no tempo de aprendizagem. Também, por meio do programa “Inclusão Além da Cota”, a Arcos Dorados busca criar posições de trabalho e ampliar as oportunidades de desenvolvimento para pessoas com deficiência, bem como contemplar uma série de ações afirmativas para ampliar a experiência desses profissionais na empresa.

 

Jornada de sucesso

A experiência com pessoas com deficiência integrando os times de funcionários nos restaurantes da rede tem sido extremamente bem-sucedida. A marca coleciona verdadeiros cases de sucesso e belíssimas histórias de vida, de transformação e de carreiras construídas por esses colaboradores ao longo dos anos trabalhando na rede.

Vanessa Silva Lemos, 35 anos, tem Síndrome de Down e sua inclusão no mercado de trabalho parecia distante até encontrar no McDonald’s a oportunidade que precisava para se desenvolver e, desde então, já são 11 anos trabalhando na rede. A profissional atua como Atendente de Restaurante no McDonald’s localizado na Av. Jornalista Roberto Marinho, em São Paulo, e diz gostar muito do que faz. “Amo muito trabalhar no McDonald’s porque aqui posso ver meus amigos. A minha família gosta do meu trabalho e já tenho 11 anos aqui”, conta.

A Gerente da Unidade conta que a colaboradora gosta muito do que faz, é muito espontânea e adora conversar com os clientes. Além disso, sua mãe dá todo o apoio necessário à filha e a incentiva muito no trabalho, além de levá-la e buscá-la todos os dias no restaurante. “A minha mãe apoia muito o que eu faço aqui. Ela me dá carinho, conversa comigo”, conta Vanessa.

E o crescimento profissional de Vanessa não para por aí. Recentemente, a profissional passou no teste para ser promovida a Embaixadora da Experiência do Cliente e em breve, assumirá novos desafios e funções, trabalhando no salão e apoiando os clientes no dia-a-dia.