Logo Logo Logo Logo Logo

Temos muito interesse em negócios com pegada tecnológica

Marcos Trindade "Começamos em crescimento e definimos metas bastante agressivas. Temos o desafio de superar o desempenho de 2021"

Líder de mercado, praticamente desde que este Anuário começou a ser editado, em 2009, o Grupo FSB segue agressivo nos negócios e zeloso nas entregas, seguindo o mantra de seu fundador, Francisco Soares Brandão, de sempre entregar mais do que o cliente comprou e espera. Ele agora, já na retaguarda, num processo de sucessão que conduziu com maestria, acompanha os passos do grupo sob a batuta de Marcos Trindade, CEO que tem a responsabilidade de conduzir os destinos da organização, a primeira, no universo das agências, a superar o patamar de R$ 300 milhões de faturamento anual, em 2021, num expressivo crescimento de 21%.

Na entrevista a este Anuário Marcos revela que o desempenho do Grupo FSB em 2021 está baseado em quatro pontos: fortalecimento da equipe, transformação digital, entrada em novos negócios e foco em crescimento.

“Já há alguns anos”, assinala, “definimos a busca por talentos com formações diversas, incluindo especialistas digitais e em tecnologia, como prioridade total para nossas empresas e conseguimos atrair vários profissionais de primeiro time em 2021. Nosso foco permanente é também realizar uma ampla transformação digital nas empresas do grupo. Já oferecemos a nossos clientes de forma bem abrangente o que chamamos de estratégia PRigital, combinando o PR e a assessoria tradicionais com o que existe de mais inovador no digital, incluindo redes, apps, estratégias de segmentação, mídia etc.. Mas queremos mais e estamos olhando permanentemente oportunidades de negócios e de novas contratações. Daí surge um programa único no mercado brasileiro de busca de negócios complementares ao nosso. Isso começou com a fusão com a Loures Consultoria e a criação da FSB Pesquisa e continuou com a aquisição de uma participação majoritária na Giusti Comunicação, com nosso sócio Édson Giusti. Além disso, o grupo vem criando novas empresas e linhas de negócio, como a F5 Business Growth, aceleradora de negócios digitais em sociedade com Renato Mendes e Thiago Cid, e a Beon, nossa prática de consultoria em ESG tocada pelo Danilo Maeda. Tudo isso sem abrir mão de metas agressivas de crescimento e prospecção no conjunto de negócios”.

E como está o ano? “Começamos em crescimento e definimos metas bastante agressivas. Temos o desafio de superar o desempenho de 2021. E estamos muito confiantes nesse sentido, porque fizemos o dever de casa, reforçando a equipe e apostando em áreas com grande potencial de impacto para nossos clientes”, assinala. E dá um spoiler: “Vamos ter inclusive novidades importantes nos próximos meses”. É fato que já há alguns anos o Grupo FSB dedica um olhar permanente para negócios que possam complementar ou incrementar a oferta de serviços aos clientes. Desse modo, fez algumas aquisições, inovou, expandiu e continua atento e com novas oportunidades em vista. Aí vem um segundo spoiler, este mais direto, de Marcos Trindade: “Temos muito interesse em negócios com pegada tecnológica, em áreas como BI, Data, AI etc.”. Quem se candidata?

Outra notícia que tem animado bastante o front interno da organização é o avanço da FSB Pesquisa, que se consolidou como um dos principais institutos do mercado. A empresa fechou, por exemplo, um projeto robusto para realizar todas as pesquisas eleitorais para o Banco BTG Pactual, o que fará, segundo Marcos, “com que seja a empresa com o maior conjunto de informações sobre a eleição de 2022”.

No campo dos talentos, uma última informação: o Grupo, pensando em resolver o desafio da mão de obra, está organizando programas de desenvolvimento de jovens talentos com universidades selecionadas e iniciou um programa abrangente para trainees.