Divulgação / LinkedIn
“O setor cervejeiro como um todo usa muita água como matéria-prima e, por isso, temos o compromisso de sempre buscar novas maneiras de proteger as bacias hidrográficas onde estão localizadas as nossas cervejarias, bem como de otimizar o uso desse recurso vital em nosso processo produtivo”, explica Ornella Vilardo, Diretora de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN.
Tendo o cuidado e o respeito pelo meio ambiente como prioridades, um dos focos do Grupo HEINEKEN é o uso de água, principal matéria-prima do processo produtivo da cerveja. Diante disso, durante a Conferência da Água da ONU em Nova York – evento que visa compreender, valorizar e gerir medidas concretas para alcançar os objetivos e metas internacionalmente definidos para uso sustentável de recursos hídricos – a empresa anunciou seu compromisso com o “Movimento +Água”, atrelado a ações de longo prazo que focam no manejo de bacias hidrográficas e/ou reservatórios subterrâneos.
“O setor cervejeiro como um todo usa muita água como matéria-prima e, por isso, temos o compromisso de sempre buscar novas maneiras de proteger as bacias hidrográficas onde estão localizadas as nossas cervejarias, bem como de otimizar o uso desse recurso vital em nosso processo produtivo”, explica Ornella Vilardo, Diretora de Sustentabilidade do Grupo HEINEKEN. “Nós estabelecemos as metas de retornar ao meio ambiente 1,5x volume de água utilizado em nossas cervejarias de Itu (SP) e Pacatuba (CE) – ambas regiões em estresse hídrico – até 2030, e de reduzir o consumo médio de água para 2,6 h/hl em áreas com escassez até 2030. Agora, participar deste novo pacto, fortalece ainda mais os nossos compromissos”, complementa.
Durante o fórum, a Diretora também participou do painel “Água para Clima, Resiliência e Meio Ambiente: iniciativas, programas e projetos relacionados à água para construir resiliência e proteger os biomas brasileiros”, junto com Braskem, Coca-Cola e Unesco, contando com a moderação da Fundação Avina.
Em 2021, a HEINEKEN realizou um diagnóstico na região de Pacatuba para viabilizar um projeto de seis anos com a Fundação Avina, organização que visa contribuir com o desenvolvimento sustentável, e que é fundamental no andamento das metas do Grupo. No curto prazo, a cervejaria está investindo aproximadamente R$ 2,5 milhões na região cearense para chegar ao final de 2023 já retornando cerca de 30% da meta estabelecida para 2030.
Com esses compromissos e metas em mente, o Grupo HEINEKEN vai apoiar a implementação de um conjunto de ações para proteção e restauração ecológica de áreas de preservação permanente – APP de área com alta relevância hídrica, como por exemplo, sistemas agroflorestais, e está oferecendo suporte técnico e treinamentos para ajudar as comunidades locais de Pacatuba a utilizarem essas ferramentas de maneira eficiente. Na região de Itu (SP), a empresa tem uma sólida parceria com a SOS Mata Atlântica desde 2008, onde opera o CEF – Centro de Experimentos Florestais, que atua com ações para educação ambiental com a comunidade local, pesquisas periódicas e capacitação técnica para professores de todo o Brasil. No local, já foram plantadas mais de 720 mil árvores em 386 hectares de terra, o que já permitiu um benefício hídrico de 78.000m³.