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A felicidade no trabalho

Em entrevista ao Comunicação S/A, da Rádio/TV Mega Brasil Online, Nelson Silveira, Diretor de Comunicação Estratégica da América do Sul da General Motors e Presidente do Conselho Consultivo da Aberje, fala sobre seus 22 anos de GM. O executivo, que comemorou a data no dia 20 de março, Dia Internacional da Felicidade, faz uma retrospectiva de sua carreira dentro do mercado de comunicação.

Divulgação / LinkedIn

Nelson Silveira, Diretor de Comunicação Estratégica da General Motors América do Sul, e Presidente do Conselho Consultivo da Aberje , é o entrevistado desta semana no programa Comunicação S/A

Abril foi o mês em que se comemorou o Dia Internacional da Felicidade. Em momentos como estes somos levados a uma reflexão sobre o tema: afinal, onde cabe a nossa felicidade? Caberia em momentos com a família, em uma viagem, no preparo de uma refeição, ou ao ouvir uma música? A felicidade caberia também no trabalho? Afinal, seria possível encontrar a felicidade em um ambiente cercado de pressões, desafios, objetivos e responsabilidades? Pois, na semana em que se comemorou o Dia Mundial da Felicidade, mais precisamente no dia 20 de março, Nelson Silveira, Diretor de Comunicação Estratégica da General Motors América do Sul, e Presidente do Conselho Consultivo da Aberje completou 22 anos de GM. Por conta desse momento especial, em que geralmente fazemos uma retrospectiva de nossas vidas, nossa reportagem colocou esse questionamento para o executivo: é possível encontrar felicidade no trabalho? “Eu sou um profissional feliz por ter tido as oportunidades que tive ao longo da minha carreira”, disse ele.

Nelson Silveira conta que queria ser jornalista e tinha o sonho de estudar na UNICAMP – Universidade de Campinas, lá, porém, não existia o curso de jornalismo. O curso mais próximo que encontrou foi o de Ciências Sociais, que acabou sendo a sua opção, e que, segundo diz, lhe permitiu uma formação bem eclética. “Depois, fiz mestrado em Antropologia Social e acabei desistindo de um Doutorado para trabalhar na Folha de São Paulo para, aí sim, começar a minha carreira como jornalista", conta.

Nelson Silveira comenta que, ainda em seus tempos de redação, sentia que a comunicação nas empresas precisava ser mais transparente e conectada com as necessidades e com os interesses da sociedade. Esta compreensão acabou, segundo ele, por facilitar a sua transição para a Comunicação Corporativa, “pois enxerguei essa oportunidade e pude exercer na prática a chance de mudar o estilo de comunicação que se fazia naquele momento. Creio que, com isso, contribuí muito para a mudança de cultura comunicacional na indústria ao longo desses anos de carreira". 

A mudança do analógico para o digital foi um ponto fundamental na história da Comunicação e o executivo reconhece a importância dessa transição. "Todo processo de transição é difícil, muitas vezes doloroso, mas sempre com muitas oportunidades. Este foi, por exemplo, o que aconteceu com a mídia tradicional que acabou cedendo espaço para as mídias sociais. Foi um momento muito complexo, em que você tinha uma tradição que ocupava todo o cenário pelo qual você consumia informação, para a chegada de algo que gerava toda uma disrupção. Você troca um modelo estabelecido há mais de um século por um novo modelo completamente diferente".

Momentos de transformação, aliás, foram a tônica deste encontro com Nelson Silveira e, naturalmente, o assunto que pautou sua trajetória nesses últimos 22 anos também foi colocado sobre a mesa: o momento transformador pelo qual passa a indústria automotiva no continente Sul Americano. Segundo ele, a este complexo industrial passa por dois desafios: primeiro, saindo de uma indústria que produzia e vendia carros a combustão para uma indústria motivada por questões ambientais e tentando dar sua contribuição para reduzir os impactos do aquecimento global. “Ela está se transformando numa indústria de tecnologia rumo a um futuro 100% elétrico”, observa. Outro grande desafio apontado pelo executivo é o desafio da Comunicação que está em plena era digital e, por conta disso, a Comunicação tem que ser feita para esse mundo. “O desafio, hoje, é praticar o que eu chamo de “Comunicação 360”, que significa ter a capacidade de utilizar os canais de mídia espontânea, os canais proprietários e os canais de mídia paga”, conclui o empresário.

Sobre estes temas, Nelson Silveira foi entrevistado no programa Comunicação S/A, da Rádio/TV Mega Brasil Online. Para acessar o conteúdo completo da entrevista clique aqui para ouvir podcast. Ou clique aqui para assisti-la no YouTube. Disponível, também, no Spotify.