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De cara nova

O mercado de comunicação tem passado por uma grande transformação estrutural nos últimos anos, no Brasil e no mundo, com o surgimento de novos desafios em relação ao perfil das audiências, à complexidade dos conteúdos e às demandas de atuação estratégica por parte das empresas em relação às agências. Para falar desses novos desafios e como responder a tais demandas, nossa reportagem conversou com Viviana Tolleti, Sócia Diretora da XCOM, agência que anunciou no último dia 3 de abril seu processo

Divulgação

A sócia-diretora da XCOM, Viviana Toletti foi entrevistada no programa Comunicação S/A.

A Diretora sócia da XCOM, agência que faz parte de duas redes globais de comunicação e PR, a PR World Alliance e a Constellation Global Network, Viviana Toletti, contou em entrevista à nossa reportagem que a decisão por um processo de rebranding da marca nasceu há alguns anos. “Ano passado completamos sete anos com a mesma marca, com sutis alterações. De lá para cá fizemos uma revisão do mercado, que mudou drasticamente, teve uma pandemia no meio, passou por altos e baixos, e sentimos que era o momento de mudança por conta dessas circunstâncias externas que, naturalmente, tiveram seus reflexos interno”, contou a executiva.

Apesar do amadurecimento gradativo de decisão de releitura da marca da agência e seus objetivos, Viviane admite que o processo é desafiador e demanda comprometimento de todo o time. “Esse, talvez, seja o grande desafio, o da capacitação interna, do envolvimento do time como um todo. Nós temos projetos nos quais o digital e a área de PR funcionam juntos, uma colaborando com o resultado da outra. Então o que fizemos nessa nova etapa é investir nessa sinergia, de modo a que isso tenda a funcionar cada vez mais e de forma mais estruturada”, afirmou.

A empresária também comentou sobre a adesão da tagline “Strategic Digital Thinking”, afirmando que traduz uma tendência na Comunicação. “O pensamento digital estratégico é um meio transformador, que apesar de ter vindo para ficar, não substitui as mídias e meios tradicionais”, disse ela. “O meio que consegue impactar públicos, traduzir ou levar mensagens para stakeholders, ou para suas audiências, não morre, ele tem a sua vida e o seu valor. O que eu vejo é, outras mídias e outros meios, se transformando em função deste pensamento digital”, concluiu.

Com a nova configuração da XCOM, Viviana Toletti diz que a relação com antigos clientes fica fortalecida e abre uma nova perspectiva junto a novos parceiros. “A gente deixa claro o nosso posicionamento no digital e temos a oportunidade de apresentar todas as soluções que, no dia-dia, às vezes acabam ficando em um plano secundário.

A presença da XCOM em importantes redes globais de comunicação e PR, como a PR World Alliance e a Constellation Global Network,permite avaliar o estágio em que está a Comunicação que aqui se produz. Viviana afirma que, neste aspecto, o País é disruptivo. A executiva comenta que na América Latina, o Brasil é referência em conteúdo e resultados. Mas que ainda algumas experiências na Europa e Estados Unidos podem ser referências. A diretora cita o olhar de mercado e de concorrência, planejamento e perspectiva de mercado como pontos a serem melhorados. “Se a gente fala em Europa e Estados Unidos, você tem algo mais planejado e as estratégias adicionais e as campanhas de oportunidade entram dentro deste contexto. No caso do Brasil, temos um trabalho mais intenso no dia-a-dia, então esse planejamento caminha junto com as estratégias e as oportunidades”, concluiu a Diretora. 

A sócia-diretora da XCOM, Viviana Toletti foi entrevistada no programa Comunicação S/A. Para ter acesso ao conteúdo clique aqui para ouvir a íntegra do podcast. Ou clique aqui para assistir ao programa no canal da Mega Brasil no YouTube. Disponível, também, no Spotify.