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As tendências para o varejo em 2023 destacam o humano

No programa Consumo em Pauta dessa semana, Angela Crespo recebe a Bacharel em administração de empresas e especialista em vendas e pós-vendas, Flávia Mardegan para falar sobre as novas tendências no varejo. Não perca, às 16h, na Rádio Mega Brasil Online.

A especialista em vendas e pós-vendas, Flávia Mardegan é a convidada dessa semana

A pauta agora é sobre o consumidor... vem aí, Consumo em Pauta, aqui na Rádio Mega Brasil Online!

O fator humano é uma das tendências que devem direcionar as relações entre os dois lados do balcão em 2023

Quais as tendências para o varejo neste 2023 e como o consumidor pode ser beneficiado com o que está por vir. Sabemos que o ato de fazer compras mudou muito e rapidamente. O e-commerce, com a pandemia, cresceu como nunca. Levantamento sobre as tendências para 2023 do varejo aponta que para 84% dos entrevistados a experiência ideal de compras está no ambiente físico e virtual integrados. Ela foi feita pela da Opinion Box e Dito, respectivamente empresa de consultoria e de tecnologia de marketing.

A personalização do atendimento é outro aspecto que aparece na pesquisa. Ela apurou que 72% esperam que as empresas reconheçam os consumidores como indivíduos únicos e identifiquem seus interesses. Além disso, 73% optam por marcas que já proporcionaram essa experiência personalizada.

 

A humanização das relações de consumo

Mas uma tendência que deve direcionar as relações entre os dois lados do balcão é o fator humano. Para Flávia Mardegan, bacharel em administração de empresas e especialista em vendas e pós-vendas, o “humano vai ser cada vez mais um fator preponderante nas relações de consumo”. Isso porque, o varejo não pode ver mais o indivíduo como um cliente e, sim, como uma pessoa que quer um atendimento personalizado, que suas necessidades sejam olhadas e atendidas.

A importância da loja física no ecossistema

Há ainda a discussão de como deve ser o futuro das lojas físicas diante do crescimento exponencial do comércio online. Nesse sentido, o modelo de omnichannel de fato será adotado. Ou seja, ele deixa o status de tendência para se tornar realidade.

Flávia Mardegan destaca que o papel da loja física, neste contexto, foi muito ampliado. “Ela fica como um hub de aprendizado”, diz a especialista. As marcas, segundo ela, estão criando ambientes de aprendizagem onde o consumidor pode interagir e até aprender. Ainda, se transformando em ambiente social, ou seja, o consumidor indo para a loja para encontrar amigos, não necessariamente para comprar. “Há ainda a transformação em hub de distribuição, isto é, um comércio local que vira um ponto de distribuição (glocal), que nada mais é do que marcas globais inseridas dentro de uma sociedade local, adaptando-se à cultura local.”

No contexto de glocal, Flávia cita como exemplo a Starbucks, que tem produtos diferentes em cada localidade em que está. O McDonalds é outro exemplo. Ela cita que em Israel servem hambúrguer de falafel.

 

Customer-Centric

Os consumidores estão cada vez mais conscientes de que o dinheiro está em seu bolso. Portanto, sabem do seu poder, do que querem e do que não querem. Assim, exigem cada vez mais uma atuação de seus fornecedores no cutomer-centric. Isto é, centrada nele. Por fim, inúmeras pesquisa já vem apontando há algum tempo que a personalização do atendimento é algo que o consumidor pede e ele diz que ela pode levá-lo à fidelização.


O programa Consumo em Pauta é apresentado pela jornalista Ângela Crespo todas as segundas, às 16h, com apresentações às terças, às 09h, e às quintas, às 19h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.