Janela de Isabela é o pontapé da nova aposta de André Castilho no mercado de comunicação, a recém-inaugurada ALMA, empresa voltada à criação de histórias de impacto
Falar sobre o câncer por si só já é um enorme tabu em nossa sociedade. Contar uma história sobre o câncer - e a morte - infantil é um desafio ainda maior. Mas foi essa a escolha criativa do publicitário, cineasta e cofundador da La Casa de la Madre, André Castilho, ao escrever o livro Janela de Isabela, que conta a história de uma menina de dez anos que enfrenta um câncer em estágio terminal. É por meio da Medicina da Imaginação - termo cunhado pelo autor - que Isabela encontra forças para enfrentar a dor e aceitar sua condição com serenidade.
A ideia do projeto surgiu em 2013, quando Castilho produziu um vídeo para o GRAACC (Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer), instituição que é referência internacional no tratamento gratuito e irrestrito de pacientes infantojuvenis com câncer.
“Em visita às instalações do hospital, notei um mural com lindas estrelinhas adesivas coladas. Perguntei o que era e me disseram que cada estrelinha simbolizava uma criança que perdeu a batalha para o câncer. Foi quando, comovido, conversei com médicos do setor de cuidados paliativos e eles me contaram que havia pouquíssima literatura infantil para confortar os pacientes que passam por este momento delicado. E assim nascia a sementinha do meu livro”, relembra.
A obra conta com ilustrações do publicitário e artista visual Fabiano de Queiroz Tatu, diretor de criação da agência RPA, em Los Angeles, criador da premiada série animada Imaginary Friend Society, voltada a explicar o câncer para crianças com a doença. “O Castilho se propôs a dublar em português a minha série através de uma rede de voluntários, em 2018. Quando ele me perguntou se eu poderia ilustrar seu livro, topei na hora. Estamos unidos pelo mesmo propósito”, destaca o ilustrador.
De acordo com Sergio Degang, diretor de comunicação do GRAACC, o livro é um aliado na sensibilização da população para o tema. “Quando o autor nos coloca como beneficiários, ele não está apenas nos dando recursos, está cedendo toda sua confiança e credibilidade e, de alguma maneira, estamos salvando vidas”, declara.
Janela de Isabela é o pontapé da nova aposta de André Castilho no mercado de comunicação, a recém-inaugurada ALMA, empresa voltada à criação de histórias de impacto. “Durante os sete anos de operação da La Casa de la Madre eu me dediquei à criação de histórias audiovisuais para grandes marcas. Mas, hoje, histórias são commodities. A proposta da ALMA é focar exclusivamente nas histórias que importam”, sentencia.
Na última página do livro, lançado pelo selo editorial ALMA Books, o leitor impactado pela história é apresentado ao GRAACC e convidado a fazer doações a partir de um QR code, permitindo à instituição saber quais contribuições foram provenientes da leitura da obra.
O livro está disponível para download gratuito no site www.janeladeisabela.com.br.
Ficha técnica:
Título: Janela de Isabela
Autor: André Castilho
Ilustrador: Fabiano de Queiroz Tatu
ISBN: 658045704X
Editora: ALMA Books
Páginas: 76
Formato: 14x21 cm
Preço: R$ 33,29
Link para venda: http://bit.ly/janeladeisabela
SOBRE ANDRÉ CASTILHO
Empreendedor, cineasta, publicitário e cofundador da produtora La Casa de la Madre, André Castilho formou-se em publicidade e propaganda pela Cásper Líbero e atuou por 12 anos como criativo em agências como Y&R, W/ Mccann, AgênciaClick, Euro RSCG e Havas, tendo sido premiado em festivais internacionais como Cannes Lions, Clio Awards, El Ojo e FIAP. Em 2012, ao lado do sócio Jorge Brivilati, fundou a produtora de filmes La Casa de la Madre, especializada em storytelling para marcas.
Em 2015, seu filme “Meeting Murilo” foi destaque na imprensa internacional, recebendo atenção de veículos como CBS, People, Time Magazine e Huffington Post, além de ter sido premiado em Cannes com 3 leões e 4 shortlists, incluindo a categoria branded content. Em 2016, escreveu o filme “Reencontro”, premiado com ouro na categoria “Shorts” do festival Ciclope. Em 2017, o filme foi selecionado para um dos mais respeitados festivais de cinema do mundo, o LA Shorts, sendo este o único dos finalistas concebido para uma marca.
No mesmo ano, teve o filme “Movido a Respeito”, produzido para a TV Globo, consagrado com o Grand Clio Entertainment, sendo a primeira campanha da América Latina a conquistar tal premiação.
Através do selo de documentários autorais La Madre Docs, onde atuou como roteirista, diretor e produtor executivo, conquistou o “Impact Docs Awards” com o minidoc” Huni Kuin – Os Últimos Guardiões “.
Em 2018, assumiu o comando do talk show La Madre Talks, onde discutiu o mercado de comunicação.
Em 2019, lançou o projeto Empreendedor Criativo, onde ensina criatividade para pequenos empreendedores. No final do mesmo ano, fundou a empresa de conteúdo ALMA, dedicada à criação de histórias de impacto.