Divulgação
Enio Campoi, fundador e Sócio-Diretor da Mecânica de Comunicação Estratégica
Considerada a mais longeva agência de comunicação focada em assessoria de imprensa, comunicação estratégica e relações públicas do Brasil, a Mecânica de Comunicação Estratégica está comemorando 50 anos de atividades nos mercados nacional e internacional em 2023.
Nascida em abril de 1973, em São Paulo, a agência foi criada pelos jornalistas Enio Campoi, seu atual Sócio-Diretor, José Mauro Ribeiro Lobo e Eduardo Jardim. Ao longo desses anos, já teve também, como sócia, a empresária Cleide Bononi Campoi. Na época, sua fundação tinha como propósito atender a uma lacuna existente no mercado da Comunicação.
A Mecânica de Comunicação Estratégica já veio ao mundo com a ousadia para atender grandes clientes. Em seu portfólio, constam trabalhos para marcas como Fiat Automóveis, Cofap, Grupo Ultra, Mangels, Ministério do Planejamento, Bayer do Brasil, Mercedes Benz, International Caminhões, Ford, Cummins, Cia Antarctica Paulista, Tubos Tigre, dentre outras empresas de porte, nacionais ou multinacionais – muitas delas com quase 30 anos de atendimento contínuo.
Ao longo dos primeiros anos de atuação, introduziu serviços inéditos, como media training, sistemas eletrônicos de transmissão de notícias e fotos, uma rede de assessorias parceiras em 14 estados brasileiros e na Argentina, nos primórdios da computação.
Já organizou dezenas de eventos de grande e médio portes, além de ter realizado a cobertura de diversas feiras e exposições, como Salão do Automóvel, Expobus, Equipotel, M&T Expo, Agrishow, entre outras.
Embora se classifique como “agência boutique”, a Mecânica de Comunicação tem muito sucesso a comemorar ao longo destes 50 anos, pois, sem a competência de sua equipe profissional, alinhamento com os clientes, compliance e muita criatividade, não teria conseguido chegar tão longe. A agência é parte importante da história da Assessoria de Imprensa no Brasil – um país que já passou por tantas crises, planos e regimes políticos distintos – e, por conta disso, sempre foi reconhecida como parceira, assertiva e ética pela imprensa, clientes e demais stakeholders de seu relacionamento.