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Liderança inclusiva

AlmapBBDO, Grupo Dreamers e Soko, em parceria com a ESPM, lançam curso inédito e gratuito que possibilita que pessoas negras, indígenas, com deficiência, não binárias e trans tornem-se líderes para atuar no mundo corporativo global de Comunicação. Batizada de “Fill the Gap”, a iniciativa visa capacitar pessoas C-Levels de grupos sub-representados para assumir cargos de liderança no setor

Divulgação

A iniciativa busca oferecer ensino de qualidade a fim de preparar e ampliar a presença de pessoas negras, indígenas, com deficiência, trans ou não binárias para assumir cargos de liderança na indústria da Comunicação.

O mercado de Comunicação, no Brasil e no mundo, enfrenta uma grave desigualdade e falta de representatividade em cargos de liderança, prejudicando a inclusão de grupos de pessoas negras, indígenas, LGBTQIA+ e pessoas com deficiência. E quando se fala sobre isso, cada vez mais, promover a diversidade é fundamental para as empresas alcançarem uma gestão consciente e enriquecedora, valorizando os perfis, enaltecendo as diferenças entre todos os colaboradores e enriquecendo potenciais e experiências interpessoais.

Atentas a esse cenário e focadas em promover e acelerar a inclusão de profissionais desses grupos sub-representados para serem protagonistas no mundo corporativo do setor, as agências AlmapBBDO e Soko, e o Grupo Dreamers – detentor de Artplan, Convert e A-Lab – em parceria com a ESPM, lançam o curso gratuito “Fill the Gap” para líderes. A iniciativa busca oferecer ensino de qualidade a fim de preparar e ampliar a presença de pessoas negras, indígenas, com deficiência, trans ou não binárias para assumir cargos de liderança na indústria da Comunicação.

O curso oferecerá 40 vagas gratuitas e online, com duração de seis meses, e aulas transmitidas ao vivo duas vezes por semana, durante três horas por dia, no período da noite. As inscrições estão abertas no site do projeto até o dia 7 de maio, e o processo de seleção será transparente e neutro, realizado pela consultoria EmpregueAfro. A lista dos candidatos selecionados será anunciada no dia 29 de maio.

Podem se inscrever no curso pessoas que pertençam a esses grupos e que já estejam no mercado de trabalho, atuando a partir do nível de gerência, com, pelo menos, cinco anos de experiência. A metodologia do curso está dividida em cinco trilhas: Trilha de Engajamento; Trilha de Desenvolvimento Profissional; Trilha de Autoconhecimento; Trilha Relacional; e Trilha Corporativa. O objetivo é capacitar os profissionais para gerenciar pessoas, projetos e negócios, reforçando potenciais.

Segundo dados de um censo recente da Gestão Kairós com o Observatório da Diversidade na Propaganda, há uma lacuna significativa entre o número de grupos representados em cargos de liderança na indústria da Comunicação em comparação com a população brasileira. Os resultados revelaram que 92% dos Presidentes das agências pesquisados se identificaram como brancos, enquanto apenas 8% do mesmo grupo se identificou como negros, apesar de representarem 56% da população brasileira. Os dados são igualmente preocupantes para outros grupos de perfis que o programa visa incluir.

O nome “Fill the Gap” apresenta o propósito de reforçar a relevância global do projeto e, igualmente, pretende chancelar a visibilidade dos 40 talentos selecionados a um nível além do nacional. Portanto, a ideia central da ativação é a de ocupar o mercado, de forma inclusiva e representativa, preenchendo o espaço existente e aproximando profissionais diversos de cargos de liderança.

A iniciativa surgiu do incômodo sentido por três dirigentes da indústria da Comunicação. Homens brancos, cis, sem deficiência. Felipe Simi, CEO e CCO da Soko, Filipe Bartholomeu, Presidente e CEO da AlmapBBDO, e Rodolfo Medina, Presidente Executivo do Grupo Dreamers, que sentiram falta de pessoas diversas entre eles. Juntos, eles pensaram em uma forma de endereçar este assunto no segmento para que o mercado e a premiação conhecesse, formasse e reconhecesse pessoas diversas.

Toda a concepção do projeto contou com o apoio de André Chaves, fundador do Papel e Caneta, ação coletiva sem fins lucrativos que visa unir líderes da Comunicação em prol de causas sociais. A campanha conta com um filme produzido pelas produtoras TD – Transformação Digital e LOUD, além de anúncios e perfis proprietários no Instagram e LinkedIn, buscando alcançar profissionais diversos que possam se beneficiar do curso e enfatizando a importância da diversidade e inclusão no mercado de Comunicação.