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RAIN chega à Tech and Soul

Ferramenta de inteligência artificial criada por Domenico Massareto (foto), ex-CCO da Publicis Brasil, irá reforçar o time criativo da agência. Por meio de um contrato de longo prazo firmado com a assistente criativa, ela atuará no entendimento dos desafios publicitários e na sugestão de soluções criativas

Divulgação

Flavio Waiteman (esq.), CCO da Tech and Soul, e Domenico Massareto, criador da RAIN

A Tech and Soul passa a contar com um importante reforço em seus times de Criatividade e Estratégia. A RAIN, assistente criativa baseada em inteligência artificial, agora encontra-se disponível em todos os processos desses dois setores. Ela atuará no desenvolvimento de novos trabalhos como uma ferramenta estratégica e parceira dos profissionais de nível sênior que compõem a agência, auxiliando na geração de novos insights, campanhas e todo tipo de projeto criativo.

Desenvolvida por Domenico Massareto, um dos mais renomados criativos do Brasil e ex-CCO da Publicis Brasil, a RAIN foi treinada e alimentada por milhares de algoritmos e dados para adquirir a capacidade de entender todo o processo criativo da Publicidade, se tornando uma plataforma eficaz para a geração de insights que facilitam e aceleram o processo inicial de uma, ou mais, ideias. O trabalho de Massareto para “alimentar” seu projeto se iniciou em 2016, quando o assunto de inteligência artificial ainda estava muito distante da realidade do mercado, e teve lançamento oficial nos últimos meses.

Com o acordo, a plataforma passa a estar acessível para todo o time de Criação da Tech and Soul como uma aliada no desenvolvimento de novos trabalhos. Trata-se da primeira agência de publicidade no Brasil a assinar contrato para ter a RAIN como parte de sua equipe.

A adoção da inteligência artificial não é experimental, e sim, prática. A Tech and Soul já está usando a ferramenta na prática, com aprovação de sua equipe de criativos. A primeira campanha com a participação da RAIN, gerando uma série de insights, já foi desenvolvida, aprovada e estreou na mídia em abril. “A inteligência artificial não veio para substituir os humanos, mas sim, para potencializar nossas capacidades. Ter esse poder de gerar ótimas e numerosas ideias certamente vai nos ajudar muito, mas o critério e o conhecimento do criativo humano que vai definir o caminho que realmente faz sentido e que deve fazer sucesso”, explicou Flavio Waiteman, sócio e CCO da Tech and Soul.

Criada especialmente para gerar soluções e insights para a Publicidade, a RAIN possui uma interface natural e amigável, onde a agência sobe os briefings e informações gerais sobre o cliente e a campanha a ser desenvolvida. A ferramenta então analisa e cruza milhões de dados históricos e atuais, trends e contextos, para gerar ideias de acordo com a necessidade dos criativos, que “provocam” a IA solicitando sugestões que podem ser baseadas em formatos, entregas, assuntos e outros recortes – para, a partir deles, aplicar a criatividade humana e desenvolver a campanha em si.

É humanamente impossível que uma pessoa domine todas as disciplinas de Comunicação atuais. Imagine então cruzar todas as possibilidades existentes com o contexto de cada desafio de Marketing. Cocriando com as pessoas, a RAIN aumenta a sua capacidade criativa para que elas dominem essa complexidade e trabalhem para construir marcas numa velocidade inédita na indústria. A RAIN não substitui o humano. Ela veio para aumentar o poder criativo e ser uma aliada dos profissionais das agências”, esclareceu Massareto.

A Tech and Soul traz no nome o que a gente acredita que seja o casamento ideal: o poder da tecnologia e da tecnicidade com o lado fundamentalmente humano, da emoção e da alma criativa. Ter a RAIN e seu potencial a serviço do nosso time, literalmente ‘duplando’ com nossos criativos, certamente vai acelerar processos e gerar novas oportunidades. A integração do potencial da inteligência artificial com a inteligência humana, especialmente de profissionais seniores, tem o potencial de causar uma revolução nos processos da indústria da Publicidade”, finalizou Waiteman.