Depois de passar pela Imprensa Corporativa, Comunicação Interna e Comunicação Digital, Renato Acciarto assume a Gerência de Relações Governamentais da VW do Brasil.
A partir desta segunda feira, 3 de fevereiro, o jornalista Renato Acciarto deixa a Gerência de Comunicação Digital da Volkswagen do Brasil para assumir Gerência de Relações Governamentais da montadora, reportando-se diretamente a Antonio Megale, diretor da área e membro do comitê executivo da VW do Brasil. “Esta foi uma área que sempre me encantou e que acompanhei à distância. Agora, a oportunidade se concretizou e estou feliz e motivado diante deste novo desafio”, comemora. Vale lembrar que há três meses Acciarto deixou a Gerência de Imprensa Corporativa e Comunicação Interna para assumir interinamente a gerência de Comunicação Digital que, agora, permanece aberta em busca de um nome que o substitua.
Jornalismo e automobilismo são marcas registradas na carreira de Renato Acciarto que no início de carreira e durante seis anos, entre 1994 e 2000, foi o editor chefe do Programa do Carro, veiculado nas TVs Gazeta e Bandeirantes.
O programa é um dos pioneiros do gênero, numa época em que um dos grandes desafios para gravar imagens dentro de um carro era encontrar espaço para o jornalista, equipe e equipamento. Uma realidade bem diferente dos dias de hoje quando o jornalista se dá ao luxo de gravar sozinho, com três ou quatro microcâmeras.
A partir daí e por cinco anos, foi Editor do caderno Indústria Automotiva, do jornal Gazeta Mercantil. Entre fevereiro de 2005 e janeiro de 2006, período em que vigorou a joint venture entre Mercedes-Benz e Chrysler (Daimler Chrysler do Brasil), Renato Acciarto atuou como Coordenador de Imprensa da montadora. Em 2006 transferiu-se para a General Motors e por cinco anos respondeu pela Gerência de Relações com Imprensa e de Produto Em 2011 atuou como Gerente de Comunicação Internacional, baseado em Detroit, integrando o time que desenvolveu o projeto de celebração do centenário da Chevrolet. A ida para a VW aconteceu em outubro de 2011 quando Renato Acciarto assumiu a Gerência Comunicação Corporativa da montadora.