Logo Logo Logo Logo Logo

Marcelo Freitas e o lançamento de “Nós também estivemos na linha de frente”

No Café Cultural dessa semana, Sérgio Lapastina conversa com o jornalista Marcelo Freitas para falar sobre o lançamento do seu livro “Nós também estivemos na linha de frente”. Não perca, a partir das 16 horas, na Rádio Mega Brasil Online.

O jornalista Marcelo Freitas é o convidado dessa semana

Tudo sobre cinema, música e literatura você ouve aqui...hoje é dia de Café Cultural, na Rádio Mega Brasil Online!

O Café Cultural conversa o jornalista Marcelo Freitas que está lançando “Nós também estivemos na linha de frente”, um livro revela os bastidores da cobertura da Covid-19 pela imprensa.

Considerada a maior operação da imprensa brasileira em toda a sua história, os trabalhos, desafios e conquistas da Imprensa diante da pandemia estão sendo mostrados no livro. Fatores como a migração do jornalismo presencial para o home office, os desafios enfrentados para fazer a cobertura da pandemia no novo modelo, a formação do Consórcio de Veículos de Imprensa, as agressões e tentativas de intimidação que os jornalistas sofreram durante a Covid-19, a parceria do jornalismo com os cientistas e a volta para o sistema presencial nas redações, a partir do final de 2022, tudo isso está em mais de 60 depoimentos de editores e repórteres que trabalham na redação de alguns dos principais veículos de comunicação do  país; assessores de comunicação de instituições que tiveram interface forte com os veículos durante a pandemia, como o Instituto Butantan, a UFMG e o Ministério da Saúde; cientistas, que descreveram como foi a parceria com a imprensa, além do ex-ministro da Saúde Nelson Teich.

Também foram entrevistados diretores de instituições que representam jornalistas e empresas na área de comunicação, como a Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Associação Brasileira de Imprensa (ABI), Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji), sindicatos dos jornalistas de Minas, São Paulo, Distrito Federal e Rio Grande do Sul, e a Associação Nacional de Jornais (ANJ).

Marcelo Freitas considera que o jornalismo traz, na sua essência, um paradoxo, pois é a profissão que reporta o que acontece no mundo, dos pequenos aos grandes acontecimentos, sejam eles alegres ou tristes. “O jornalista fala de tudo e de todos. Mas quase não fala de si próprio. Suas histórias raramente estão nas páginas de jornais, nos portais de notícia, nos telejornais ou nos noticiosos de rádio. As histórias dos jornalistas são invisíveis”.


O programa Café Cultural é apresentado por Sérgio Lapastina todas as quintas, às 16h, com reapresentações as sextas, às 18h, e aos sábados, às 13h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.