Consumo em Pauta recebe Ricardo Gonçalves, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Pollux, empresa brasileira de tecnologia industrial.
Os robôs estão saindo das fábricas e das áreas de atendimento para vender diretamente ao consumidor. Um deles foi instalado num shopping de São Paulo. Trata-se do Chocobot, que permite ao consumidor montar a sua própria seleção de chocolates das marcas Nestlé e Garoto, por meio de uma interface interativa e gamificada. Tudo isso acontece em tempo real, diante do cliente, que observa toda a operação. Ainda é possível personalizar a caixa com uma mensagem e adesivos.
Para explicar esta nova forma de atender o consumidor, o programa Consumo em Pauta recebe Ricardo Gonçalves, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Pollux, empresa brasileira de tecnologia industrial.
Gonçalves diz que o primeiro projeto de atendimento direto ao consumidor via robô foi desenvolvido pela Pollux para a Dolce Gusto, no site de vendas da empresa, o que permitiu uma experiência inovadora aos clientes que compram cápsulas de café. “Com o robô, o consumidor da Dolce Gusto pôde experimentar os mais diferentes sabores de bebidas que estavam foram do seu radar. Ele pode comprar 50 sabores diferentes numa mesma caixa, o que, até então, não era possível.”
A inovação da Dolce Gusto com o uso do robô para ao atendimento ao consumidor foi um tremendo sucesso, conforme o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Pollux, o que lhe rendeu o Prêmio Global de Inovação. “Por meio desta conquista, começamos a olhar o mercado para ver onde mais o robô poderia ser empregado, e chegamos ao Chocobot”, explica.
“É a customização em massa”, pontua Gonçalves. É atender individualmente aquele consumidor sem perder a produtividade. “Quando falamos em consumidor 4.0, precisamos relacionar imediatamente à customização. Este perfil possui um desejo bem específico por produtos personalizados. Se antes, o status ou prestígio de uma compra estava relacionado à grandes marcas, caras e famosas, hoje, a personalização está entre os principais desejos do público.”
Para tanto, a robótica é fundamental. Até porque, afirma o executivo da Pollux, o consumidor 4.0 é mais informado – tem mais informações do que o próprio vendedor -, é impaciente – o produto tem de estar à sua disposição na hora que ele quer -, é infiel – muda de marca porque quer novas experimentações -, é individualista – quer personalização. “O chocobot atende todas estas características. Ele permite experienciar algo diferente, personalizar e está disponível para o consumidor na hora que ele quer.”
O cliente escolhe na máquina o seu pedido, realiza o pagamento em um self-checkout (terminal de autoatendimento) no cartão e retira a caixa após um robô prepará-la. O cliente também pode personalizar a caixa com uma mensagem especial e adesivos. Para realizar a compra não é necessária a intervenção humana e a tecnologia serve como uma amostra de como será o shopping do futuro.
O Chocobot é um dos exemplos de como a tecnologia está apoiando estratégias de marketing e saindo da indústria para o contato direto com o consumidor final. Novos desenvolvimentos neste sentido estão sendo preparados pela Pollux, destaca Gonçalves, e um novo quiosque com os chocolates da Nestlé e Garoto já está sendo montado em outro shopping de São Paulo.
Para saber mais sobre o uso de robôs no atendimento direto ao consumidor, acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda (03/02), às 16 horas. Reapresentações na terça, às 9 horas, e na quarta, às 20 horas em www.radiomegabrasilonline.com.br. Você também poderá acessar o programa para download e audição on-demand na página da rádio, e acompanhar a íntegra da entrevista em vídeo na TV Mega Brasil, nosso canal no Youtube!