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Robô atende no ponto de venda

A Pollux criou um robô que atende o consumidor num quiosque de venda de chocolate. Saiba detalhes no programa 'Consumo em Pauta' desta semana

Consumo em Pauta recebe Ricardo Gonçalves, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Pollux, empresa brasileira de tecnologia industrial.

Os robôs estão saindo das fábricas e das áreas de atendimento para vender diretamente ao consumidor. Um deles foi instalado num shopping de São Paulo. Trata-se do Chocobot, que permite ao consumidor montar a sua própria seleção de chocolates das marcas Nestlé e Garoto, por meio de uma interface interativa e gamificada. Tudo isso acontece em tempo real, diante do cliente, que observa toda a operação. Ainda é possível personalizar a caixa com uma mensagem e adesivos.

Para explicar esta nova forma de atender o consumidor, o programa Consumo em Pauta recebe Ricardo Gonçalves, diretor de Desenvolvimento de Negócios da Pollux, empresa brasileira de tecnologia industrial.

Gonçalves diz que o primeiro projeto de atendimento direto ao consumidor via robô foi desenvolvido pela Pollux para a Dolce Gusto, no site de vendas da empresa, o que permitiu uma experiência inovadora aos clientes que compram cápsulas de café. “Com o robô, o consumidor da Dolce Gusto pôde experimentar os mais diferentes sabores de bebidas que estavam foram do seu radar. Ele pode comprar 50 sabores diferentes numa mesma caixa, o que, até então, não era possível.”

A inovação da Dolce Gusto com o uso do robô para ao atendimento ao consumidor foi um tremendo sucesso, conforme o diretor de Desenvolvimento de Negócios da Pollux, o que lhe rendeu o Prêmio Global de Inovação. “Por meio desta conquista, começamos a olhar o mercado para ver onde mais o robô poderia ser empregado, e chegamos ao Chocobot”, explica.

É a customização em massa”, pontua Gonçalves. É atender individualmente aquele consumidor sem perder a produtividade. “Quando falamos em consumidor 4.0, precisamos relacionar imediatamente à customização. Este perfil possui um desejo bem específico por produtos personalizados. Se antes, o status ou prestígio de uma compra estava relacionado à grandes marcas, caras e famosas, hoje, a personalização está entre os principais desejos do público.”

Para tanto, a robótica é fundamental. Até porque, afirma o executivo da Pollux, o consumidor 4.0 é mais informado – tem mais informações do que o próprio vendedor -, é impaciente – o produto tem de estar à sua disposição na hora que ele quer -, é infiel – muda de marca porque quer novas experimentações -, é individualista – quer personalização. “O chocobot atende todas estas características. Ele permite experienciar algo diferente, personalizar e está disponível para o consumidor na hora que ele quer.”

O cliente escolhe na máquina o seu pedido, realiza o pagamento em um self-checkout (terminal de autoatendimento) no cartão e retira a caixa após um robô prepará-la. O cliente também pode personalizar a caixa com uma mensagem especial e adesivos. Para realizar a compra não é necessária a intervenção humana e a tecnologia serve como uma amostra de como será o shopping do futuro.

O Chocobot é um dos exemplos de como a tecnologia está apoiando estratégias de marketing e saindo da indústria para o contato direto com o consumidor final. Novos desenvolvimentos neste sentido estão sendo preparados pela Pollux, destaca Gonçalves, e um novo quiosque com os chocolates da Nestlé e Garoto já está sendo montado em outro shopping de São Paulo.

Para saber mais sobre o uso de robôs no atendimento direto ao consumidor, acesse a Rádio Mega Brasil Online nesta segunda (03/02), às 16 horas. Reapresentações na terça, às 9 horas, e na quarta, às 20 horas em www.radiomegabrasilonline.com.br. Você também poderá acessar o programa para download e audição on-demand na página da rádio, e acompanhar a íntegra da entrevista em vídeo na TV Mega Brasil, nosso canal no Youtube!