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“Liberdade Vem de Dentro”

Bayer lança quarta campanha do movimento que tem como objetivo gerar conscientização sobre o uso de DIUs e reforçar a liberdade de escolha feminina. As atrizes e influenciadoras Mel Maia, Bella Campos e Agatha Moreira serão as embaixadoras desta edição, que terá como foco a troca de experiências pessoais sobre contracepção

Divulgação

“O movimento ‘Liberdade Vem de Dentro’ tem um papel importante de falar sobre o poder de escolha das mulheres em relação ao método que mais se adapta ao seu corpo. Queremos cada vez mais ser parceiros no empoderamento feminino, auxiliando na disseminação de informações de qualidade e confiáveis. Afinal, falar de contracepção é falar de saúde”, enfatiza Elke Mittelsdorf, Head da área de Saúde Feminina da divisão Farmacêutica da Bayer.

Diante de um cenário no qual 62% das gestações no Brasil não são planejadas, a Bayer, líder na área de saúde feminina, lançou a quarta edição da campanha “Liberdade Vem de Dentro”. Neste ano, a estratégia na campanha visa ampliar o acesso à informação e o conhecimento sobre métodos de longa ação, como os DIUs (dispositivos intrauterinos), para mulheres em diferentes faixas etárias. As atrizes e influenciadoras Mel Maia, Bella Campos e Agatha Moreira compõem o time da campanha e trarão suas vivências pessoais para abrir a discussão com as audiências sobre a escolha e o uso de métodos contraceptivos, especialmente os de longa duração.

O movimento ‘Liberdade Vem de Dentro’ tem um papel importante de falar sobre o poder de escolha das mulheres em relação ao método que mais se adapta ao seu corpo. Queremos cada vez mais ser parceiros no empoderamento feminino, auxiliando na disseminação de informações de qualidade e confiáveis. Afinal, falar de contracepção é falar de saúde”, enfatiza Elke Mittelsdorf, Head da área de Saúde Feminina da divisão Farmacêutica da Bayer.

Fernanda Galvão, Diretora Geral da Publicis Health, agência que assina o movimento deste ano, compartilha do mesmo ponto de vista da executiva da Bayer. “Temos o direito de saber e escolher quando, e se, desejamos engravidar. O direito à saúde sexual e reprodutiva é para ontem, para todos”.

 

Foco no digital

A cada edição, a campanha vem fortalecendo a presença da marca no ambiente digital, explorando diferentes plataformas, como Instagram, YouTube e TikTok. Neste ano, as conversas serão ampliadas para as jovens da Geração Z. “Vamos fortalecer nosso diálogo com esse público, extremamente conectado, engajado e muito aberto a trocas ricas de informação. Falar sobre contracepção é muito particular, pois cada mulher é única e certamente as experiências que serão trocadas ao longo da campanha serão inspiradoras para a vida de cada uma”, explica Elke.

A ação também contará com influenciadoras digitais da área da Saúde, creators de diferentes idades, parceria com canais estratégicos e eventos offline, com pop-up stores. “Queremos dialogar abertamente sobre contracepção e saúde feminina, falando sobre as escolhas disponíveis, características, particularidades e benefícios, de forma a empoderar as mulheres com informação para que elas tenham a liberdade de escolher o que faz mais sentido para cada uma”, complementa a executiva.

Apenas em 2022, “Liberdade Vem de Dentro” teve um impacto de 1,5 bilhões, com 3,8 milhões de acessos à pagina oficial da campanha. “Ao longo dos anos, pudemos conhecer melhor o nosso público e amadurecer as nossas mensagens, algo primordial para seguirmos no ar e escolhermos os espaços que queremos estar presentes”, adiciona a executiva.

Até o final da campanha, a Bayer prevê impactar cerca de 30 milhões pessoas e gerar mais de 3 milhões de visitas ao site da campanha, onde é possível esclarecer todo o tipo de dúvidas sobre o tema. “O ambiente digital é perfeito para conectar gerações, potencializar a diversidade de vivências, reverberar as possibilidades e fortalecer o diálogo”, explica Fernanda Galvão.

 

Mais diálogo

Em 2021, uma pesquisa realizada pela Febrasgo, em parceria com a Bayer, revelou que 66% das mulheres não tiveram consulta com um ginecologista antes da primeira relação, enquanto 29% não sabiam que deveriam passar por esse aconselhamento médico antes do início da vida sexual. O cenário revelou uma necessidade urgente de incentivar mais conversas sobre o universo da contracepção.

No Brasil, a cada 30 minutos, uma adolescente se torna mãe. “Ainda existem muitos tabus quando pensamos em contracepção. Falta diálogo aberto e franco entre todas nós – mães e filhas, amigas, colegas de trabalho. A vergonha de falar sobre DIU, por exemplo, ainda é muito presente nas rodas de conversa, e são campanhas como o ‘Liberdade Vem de Dentro’ que estimulam essa pauta e que estão diretamente relacionadas com a saúde dessas mulheres”, finaliza Elke.

 

Para mais informações sobre a campanha “Liberdade Vem de Dentro”, basta acessar o link.