Logo Logo Logo Logo Logo

4 dias na 4CO

Consultoria dos sócios Thatiana Cappellano (foto) e Bruno Carramenha adota jornada de trabalho reduzida ao implementar semana de quatro dias. A adoção do novo modelo será feita de maneira gradual, mirando na saúde mental e na produtividade dos colaboradores, sem impacto na remuneração da equipe

Divulgação / LinkedIn

“A gente vive para ajudar organizações a repensarem suas relações e rediscutirem suas práticas de trabalho. Não tem por que não ser assim com nós mesmos!”, comenta Bruno Carramenha, sócio-fundador da 4CO.

A 4CO Comunicação e Cultura Organizacional, consultoria dos sócios Thatiana Cappellano e Bruno Carramenha, anunciou que passará a adotar a jornada de trabalho semanal de quatro dias, sem impacto na remuneração da equipe.

O modelo vem sendo testado em várias partes do mundo, sempre com resultados positivos. A pesquisa mais recente sobre o assunto – coordenada pela 4 Days Global com 61 empresas britânicas, num total de 2900 empregados – apontou que a produtividade se manteve num patamar de 7,5 (em uma escala de 10 pontos), com aumento da receita média de 1,4% no período de 12 meses de teste. Do outro lado dessa balança, 43% dos empregados declararam uma melhora em sua saúde mental, 39% se disseram menos estressados e 40% apontaram ter uma melhor qualidade de sono.

Os sócios da consultoria explicam que as discussões sobre o tema começaram em 2021. Em 2022, deram início a esse processo testando o modelo de “Short Friday” e, ao final, a empresa teve um crescimento de 60% no faturamento, como resultado desta e de outras estratégias de gestão somadas. Com os aprendizados obtidos, eles entenderam que era hora de dar o passo seguinte, que é instituir a semana de quatro dias.

A adoção do modelo será feita gradualmente, de forma que a equipe consiga organizar as agendas já estabelecidas com os clientes. Estão previstas conversas regulares com o time e os clientes para avaliar o modelo, ganhos e perdas, e oportunidades de desenvolvimento. Apesar da redução de horas de trabalho, os sócios projetam para 2023 um crescimento de receita para a consultoria. A aposta da 4CO tem bastante consonância com a cultura da empresa, pautada por relações de confiança, abertura ao diálogo e autonomia. Afinal, sem esse tripé, uma iniciativa como essa é apenas mais um modismo corporativo.

Desde sempre, acreditamos que é possível construir relações de trabalho mutuamente benéficas. Por isso, nos esforçamos para ser um lugar fora do comum, com práticas de gestão diferentes e que prezam por autonomia, respeito e confiança. Nesse momento em que o mundo do trabalho está em transformação e as relações de trabalho estão tão tencionadas, redobramos a aposta na maturidade de nossa equipe, na força da relação que temos com nossos clientes e parceiros e, sobretudo, na crença de que por trás das organizações e de seus processos existem pessoas únicas – e elas merecem o melhor”, conta Thatiana Cappellano, sócia-fundadora da 4CO.

A gente vive para ajudar organizações a repensarem suas relações e rediscutirem suas práticas de trabalho. Não tem por que não ser assim com nós mesmos!”, complementa Bruno Carramenha, sócio-fundador da 4CO.