Logo Logo Logo Logo Logo

Elas no comando!

Hub de mulheres fundadoras e cofundadoras forma e prepara mulheres para liderança em startups. Com capilaridade nacional, o “SheMakes” é composto por mulheres que possuem negócios em diferentes estágios de maturação e com foco em tecnologia. Segundo a fundadora Patricia Carvalho (foto), o senso de comunidade e a falta de espaços destinados às mulheres fundadoras foram a força motriz para a criação do Grupo

Divulgação

De acordo com um levantamento feito pelo próprio “SheMakes”, o crescimento médio do negócio aumenta 10% em razão das trocas e possibilidades de negócios gerados entre membros do Grupo.

A falta de mulheres à frente de negócios com base em tecnologia é gigante. Além da falta de representatividade, as startups com fundação feminina receberam em 2022 cerca de 1,9% do total de aportes feitos em Venture Capital, de acordo com estudo feito pela PitchBook. Nesse contexto, o “SheMakes”, hub de mulheres fundadoras e cofundadoras de startups, reúne mulheres que ocupam essa posição em todo território nacional.

A jornada de empreendedorismo é marcada por uma série de dificuldades e vulnerabilidade que, quando compartilhadas, permitem crescimento acelerado e maior fomento da inovação e tecnologia no Brasil. De acordo com um levantamento feito pelo próprio “SheMakes”, o crescimento médio do negócio aumenta 10% em razão das trocas e possibilidades de negócios gerados entre membros do Grupo.

O senso de comunidade e a falta de espaços destinados às mulheres fundadoras foram a força motriz para a criação do Grupo”, afirmou Patricia Carvalho, fundadora do “SheMakes” e cofundadora da Forum Hub. “Logo no início percebemos a sede que as mulheres líderes e criadoras de startups tinham de se reunir e partilhar do dia-a-dia de seus negócios e também fomentar oportunidades de negócios. Hoje, são mais de 100 inscritas e esse número aumenta a cada mês”, complementa.

Os benefícios do hub vão além do acolhimento. Entre as fundadoras que fazem parte do Grupo está Beatriz Ambrosio, fundadora e CEO da Mention – primeira startup de relações públicas na América Latina. “O ‘SheMakes’ foi fundamental para início de operação da Mention, além de encontrar parcerias para o negócio, o número de clientes cresceu mais 30% com negociações originadas no Grupo. Além de partilhar dos desafios, vi meu negócio crescer”, afirmou Beatriz.

Entre os pilares de conexão trabalhados no hub estão eventos de relacionamento, parcerias entre empresas que podem gerar negócios virtuosos e ajudar as marcas das fundadoras do Grupo a crescerem, além de um programa robusto de mentorias que vai ao ar ainda em 2023”, reforçou Leticia Mendonça, cofundadora do “SheMakes”.

Para 2023, o “SheMakes” projeta um crescimento de 40% com a entrada de fundadoras e cofundadoras, além de dar início às capacitações que ajudam, também, no processo de captação de investimentos – parte importante do crescimento e saúde das startups como um todo.