Logo Logo Logo Logo Logo

Justo reconhecimento

Nesta segunda-feira, 15 de maio de 2023, o jornalista, escritor e professor Ricardo Viveiros (foto) será homenageado com a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo. Concedidas conjuntamente a pessoas físicas nascidas na cidade de São Paulo por ações ou trabalhos prestados em prol dos cidadãos paulistanos, as homenagens são importante honrarias do município

Divulgação

Ricardo Viveiros será homenageado com a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo nesta segunda-feira, 15 de maio

Nesta segunda-feira, 15 de maio de 2023, o jornalista, escritor e professor Ricardo Viveiros será homenageado com a Medalha Anchieta e o Diploma de Gratidão da Cidade de São Paulo. Concedidas conjuntamente a pessoas físicas nascidas na cidade de São Paulo por ações ou trabalhos prestados em prol dos cidadãos paulistanos, as homenagens são importante honrarias do município. A solenidade de entrega acontecerá no Salão Nobre da Câmara Municipal, às 19h.

A lista de atuação de Viveiros é longa. Em mais de 55 anos de atuação, foi repórter, editor, diretor de redação, âncora, colunista, comentarista, articulista e correspondente internacional, tendo participado de guerras civis em coberturas jornalísticas. Ele também é autor de 49 livros de diferentes gêneros e lecionou por 25 anos, entre 1976 e 2001, para cursos superiores de graduação e MBA em Comunicação, além de proferir palestras no Brasil e no Exterior. Suas contribuições também incluem atuação em diversas Ongs, notadamente em defesa da educação, cultura e meio ambiente.

Durante nove anos, foi Jornalista-Chefe da Assessoria de Imprensa da Federação e do Centro das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP-CIESP) e do Instituto Roberto Simonsen (IRS). Viveiros também foi membro eleito da Associação Brasileira de Críticos de Arte (ABCA), na qual atuou secretário-geral (2019-2021); foi Conselheiro da Associação Brasileira de Imprensa (ABI), União Brasileira de Escritores (UBE) e Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (Aberje). Também foi membro do Instituto Histórico e Geográfico de São Paulo (IHGSP) e da International Association of Art Critics (AICA), em Paris, na França, e da International Federation of Journalists (IFJ), em Bruxelas, na Bélgica.

Como empresário, fundou e preside, desde 1987, a Ricardo Viveiros & Associados - Oficina de Comunicação, uma das maiores empresas no ranking brasileiro da área. Em 2015, a RV&A foi uma das 13 assessorias de imprensa do Brasil a conquistarem o “Selo de Confiança”, após pesquisa no mercado com base em metodologia científica da Harvard Business School.