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Beleza que inova e se renova

Avon investe em Centro de Inovação Global no Brasil ao integrar suas operações globais no maior mercado da companhia. O novo polo será focado em inovação, pesquisa e desenvolvimento de fragrâncias, tratamento para a pele e produtos de corpo e cuidados pessoais que serão comercializados mundialmente

Paulo Vitale

“O Brasil é a maior operação da Avon no mundo e um dos mais importantes mercados para a marca. Então, de forma estratégica, estamos principalmente investindo na aproximação de P&D regionalmente, e ao mesmo tempo promovendo maior sinergia entre times, reforçando nosso objetivo de democratizar a beleza por meio da inovação que se tornará ainda mais precisa e relevante, uma vez que estaremos perto das consumidoras e representantes”, disse Daniel Silveira, Presidente da Avon no Brasil.

A partir do segundo semestre de 2023, as operações globais de Pesquisa e Inovação de Produtos da Avon, em categorias-chave, serão estabelecidas no Brasil, o maior mercado da companhia. As instalações serão integradas ao Centro de Inovação da Natura – um dos maiores e mais avançados parques tecnológicos da América Latina.

O projeto explora sinergias ao criar o “Centro de Excelência de Pesquisa Avançada de Pele”, assim como o de “Fragrâncias”, combinando toda a tecnologia de ponta que a Natura possui em Cajamar com o conhecimento desenvolvido ao longo dos 137 anos da Avon. Além disso, todo o desenvolvimento de “Fragrâncias, Corpo e Cuidados Pessoais” também passará a ser desenvolvido globalmente nos novos laboratórios. O objetivo é aprimorar ainda mais a capacidade científica da Avon, não somente pela maior colaboração e compartilhamento de conhecimento e tecnologia entre as marcas que constituem o Grupo Natura &Co, mas também pela localização ser uma região estratégica para a companhia. O País possui a maior diversidade étnico-racial e geográfica do planeta – características fundamentais para expandir as possibilidades de inovação em cosméticos que serão comercializados em todos os continentes.

O Brasil é a maior operação da Avon no mundo e um dos mais importantes mercados para a marca. Então, de forma estratégica, estamos principalmente investindo na aproximação de P&D regionalmente, e ao mesmo tempo promovendo maior sinergia entre times, reforçando nosso objetivo de democratizar a beleza por meio da inovação que se tornará ainda mais precisa e relevante, uma vez que estaremos perto das consumidoras e representantes”, disse Daniel Silveira, Presidente da Avon no Brasil. “Além disso, estamos otimizando a infraestrutura de ponta já existente na Natura em Cajamar, aumentando assim a harmonia entre as marcas, potencializando os conhecimentos e as tecnologias dominantes, para que possamos nos tornar cada vez mais fortes e competitivos no mercado”, complementou.

Nossos produtos são líderes nos setores de Maquiagem e Cuidados com a Pele em um mercado altamente disputado. Com a criação desses novos times no Brasil, estaremos mais próximos de um de nossos setores-chave e poderemos proporcionar às nossas representantes de beleza produtos ainda mais relevantes para suas necessidades. A mudança também irá promover a troca de experiências entre os times de especialistas da Avon e da Natura, aperfeiçoando os processos para que sigam dinâmicos e ampliando os potenciais criativos e de inovação, ao mesmo tempo, mantendo a identidade distinta de cada uma das marcas”, afirmou Louise Scott, Head of Avon R&D & Sustainability.

 

As novas operações

Todo o desenvolvimento global de fragrâncias e produtos voltados para cuidados pessoais será realizado no novo Centro de Inovação no Brasil, unindo os mais de 100 anos de conhecimento em desenvolvimento de cosméticos da companhia à expertise da Casa de Perfumaria da Natura, já operante em Cajamar. A expectativa é ampliar benefícios, performance e qualidade em tecnologias de pele e olfativas, com uma capacidade e potencial de desenvolvimento de mais de 80 fórmulas por ano nessas categorias para todo o mundo e mais de 30 formulações específicas para América Latina.

Natura e Avon possuem processos de inovação distintos, mas que se complementam. Por isso, para que ambas possam atender aos seus mercados com ainda mais potência, vamos investir na sinergia de conhecimentos e estratégias entre as equipes, otimizando equipamentos e aproveitando o melhor do que cada marca tem a oferecer em termos de tecnologia, pesquisa e desenvolvimento, ao mesmo tempo em que mantemos a autonomia e as particularidades – como públicos-alvo e propostas de valor para consumidores – das companhias e seus times”, explicou Daniel Silveira.

Uma das novidades é a implementação do polo “Skin Research”, grupo multidisciplinar focado em fortalecer o trabalho de P&D da companhia que, juntamente com as tecnologias em pesquisa de pele já utilizadas no Centro de Inovação da Natura – como a metodologia “Human-on-a-chip”, que simula em laboratório o funcionamento do organismo humano para avaliação da segurança de ingredientes ou produtos – contribuirá com novos ingredientes, abordagens e mecanismos para tratamento da derme e de sinais de envelhecimento. O objetivo é continuar a desenvolver ciência do mais alto nível, alinhadas às principais tendências dermatológicas, com eficácia comprovada clinicamente. Um dos equipamentos utilizados será o “PCR Multiplex”, que avalia simultaneamente a atividade de centenas de amostras e são capazes de estimular a pele, trazendo maior agilidade no desenvolvimento de produtos, tecnologias e ativos inovadores.

Outro equipamento que será transferido para o Brasil é a “Mesa de Transporte”, que simula e avalia como os produtos são conduzidos até o consumidor e representantes de beleza Avon, garantindo que a qualidade se mantenha a mesma de ponta a ponta, desde o momento de saída da fábrica até a chegada na casa do consumidor, suportando diferentes temperaturas e pressões de ambiente, por exemplo.

Além disso, o novo Centro abrigará o maior polo de inovação no desenvolvimento de embalagens da Avon no mundo. Serão 18 profissionais 100% dedicados à concepção de embalagens utilizando recursos de ponta, como impressoras 3D de última geração e os simuladores de transporte.

 

Referência em tecnologia e inovação

Nos últimos vinte anos, a Avon registrou mais de mil patentes no setor de Pesquisa e Desenvolvimento de Cosméticos, consolidando-se como uma companhia vanguardista na indústria da Beleza. Em 136 anos, foram mais de 20 mil fórmulas concebidas. Uma de suas mais recentes tecnologias exclusivas é o “Protinol”, ativo lançado em 2020 pela marca, capaz de estimular a produção de dois tipos de colágeno, proporcionando uma pele mais firme e com maior elasticidade. Itens da linha de cuidados faciais “Renew” já contam a substância em suas fórmulas.

A companhia também é a número um em maquiagem no Brasil. A cada hora, mais de mil batons Avon são comprados no País. Produtos como os da linha “Power Stay” são conhecidos pela alta performance e duração de até 24 horas, enquanto a “Base Sérum” é famosa pela multifuncionalidade, apresentando não somente o efeito da cobertura da pele, mas também de tratamento graças à sua tecnologia exclusiva “Tratamake”. Além disso, a companhia é líder no mercado de Produtos para Pele Negra e, desde 2020, ano em que lançou o movimento “#EssaÉMinhaCor”, segue acelerando a ampliação da diversidade em seu portfólio, que hoje conta com onze novas tonalidades de pele negra em itens como base, corretivo e pó compacto. Ao todo, foram criados 53 novos produtos para este público desde então.

Além disso, o Brasil abriga o “Centro de Excelência de Pesquisa Avançada de Pele”, que conta com a tecnologia de ponta e testes in vitro de produtos e formulações, o que reforça o compromisso da eliminação dos testes em animais, banidos da marca em 1989.

 

Oportunidades de trabalho

A companhia abrirá mais de 40 vagas para compor o time global de P&D em áreas como Desenvolvimento e Inovação em Embalagens, Value Engineering, Desenvolvimento de Processos, Desenvolvimento e Inovação de Fórmulas de Fragrância, Produtos para Rosto, Corpo e Banho, entre outras.

Do total de oportunidades oferecidas pela companhia, 30% deverão serão destinadas a pessoas negras e pardas, LGBTQIAP+ e PCD. Atualmente, 68% das equipes de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa no Brasil são formadas por mulheres. Na América Latina, elas ocupam 64% dos postos de trabalho.