Logo Logo Logo Logo Logo

Próxima parada: tecnologia

O Grupo Nexcom anunciou a aquisição da empresa de tecnologia Charisma Business Intelligence. Investimento marca a entrada do Grupo na área de tecnologia e é inédito entre as maiores empresas de comunicação corporativa brasileiras. O negócio contará com a visão estratégica do investidor Márcio Castro (foto)

Divulgação

O investimento marca a entrada no Grupo Nexcom na área de tecnologia e é inédito entre as maiores empresas de comunicação corporativa brasileiras

O Grupo Nexcom anunciou a aquisição da empresa de tecnologia Charisma Business Intelligence. Com um método avançado de ciência de dados, a Charisma desenvolve sistemas para monitoramento dos resultados de ações de comunicação e otimização do retorno sobre investimento em marketing

O investimento marca a entrada no Grupo Nexcom na área de tecnologia e é inédito entre as maiores empresas de comunicação corporativa brasileiras. O negócio contará com a visão estratégica do investidor Márcio Castro, ex-diretor de tecnologia da B3, XP, CETIP e Banco Safra, que entra no Nexcom junto com essa aquisição. O Nexcom foi formado há pouco mais de um ano pelas agências Fato Relevante e PUB e já está entre os maiores do país, com mais de 100 clientes ativos.

Com a aquisição, queremos resolver um problema clássico dos clientes que é medir os resultados das ações de comunicação”, afirmou o sócio-diretor do Nexcom e da PUB, Ricardo Bonatelli. “Isso reforça nosso foco no cliente e demonstra nosso objetivo de fornecer o melhor serviço no segmento”, disse.

Há seis meses, quando iniciaram as discussões sobre o acordo, a Charisma assinou um projeto junto com a PUB para o Quinto Andar. A plataforma de moradias recebeu um dashboard com uma análise do setor, mostrando dados de diferentes formatos, desde a comparação com os concorrentes até como a empresa era vista nas redes sociais. “A construção de reputação é fundamental para o negócio, mas como medir isso em um mundo que exige performance? Os dados do dia seguinte à publicação de uma reportagem ou uma ação com um influenciador mostram o valor que vai ter impacto no valuation do cliente”, afirma Bonatelli.

A sinergia entre nós é enorme”, afirmou Lucas Brasil, sócio-diretor da Charisma. Além do portfólio de clientes, o Nexcom aportará recursos na Charisma, que não terá exclusividade de vendas para as agências do grupo. “Depois do país, vamos procurar uma expansão internacional com nossos sistemas”, comenta.

Com a aquisição, os publicitários Lucas Brasil e Cássio Clemente, além dos sócios Henrique Aguilar e Cristy Martins, receberão 80% em ações e o restante em dinheiro – o valor não foi informado. Além disso, movimento traz mudanças na PUB, que deixará o escritório na Vila Olímpia para ocupar uma grande casa nos Jardins, deixando o imóvel antigo para a Charisma BI.

Com faturamento de R$ 36 milhões no ano passado, o Nexcom atende 110 clientes como Softbank, XP, Vivo, Mercado Bitcoin, parte da Nestlé entre outros. Com os 17 funcionários da Charisma, o Grupo passa a ter 172 pessoas. Para este ano, a projeção é crescer a receita, no mínimo, em 20%.