Créditos da ilustração: Magno Borges/Agência Mural
Projeto com apoio da Embaixada e Consulados dos EUA no Brasil inclui ciclo formativo sobre impacto das mudanças climáticas nas periferias de SP
Ao longo das próximas semanas, a Agência Mural de Jornalismo das Periferias publicará cinco reportagens da série “Periferias no Clima”. O projeto faz parte de treinamentos sobre mudanças climáticas realizados pelo Clube Mural para a rede de correspondentes da agência, durante o mês de março, com apoio da Embaixada e Consulados dos Estados Unidos no Brasil. A última reportagem será publicada no Dia Mundial do Meio Ambiente, 5 de junho.
“Em cinco encontros, os muralistas tiveram a oportunidade de conhecer mais sobre temas como jornalismo de dados e local para cobertura climática, racismo ambiental e mitigação em áreas urbanas”, comenta Paulo Talarico, diretor de treinamento e dados da Agência Mural.
Após as formações com grandes especialistas na área, os repórteres da rede de muralistas enviaram sugestões de pautas, e cinco foram selecionadas para a produção do conteúdo. Serão contadas histórias sobre justiça climática nas periferias de São Paulo e da Grande São Paulo e os impactos de ações dos moradores para melhorar o meio ambiente.
“O combate às mudanças climáticas é um ponto-chave da política externa dos Estados Unidos, e o Brasil tem um papel fundamental nessa luta. Esperamos que esse projeto ajude a conscientizar mais pessoas sobre os impactos das mudanças climáticas em suas vidas e sobre o que cada um pode fazer para ajudar a construir um futuro mais seguro, saudável e sustentável para as próximas gerações”, afirma o cônsul-geral dos EUA em São Paulo, David Hodge.
As reportagens serão compartilhadas neste link.