Logo Logo Logo Logo Logo

Comunicação e integração no Seminário Mega Brasil

Abrindo os trabalhos da 13ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados, Else Lemos (foto), professora e pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas da USP, propõe para o público uma reflexão acerca da mobilização da intersubjetividade no contexto organizacional

Divulgação

Else Lemos, professora e pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas da Universidade de São Paulo (Cecorp, USP)

A 13ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados começou. Realizado na Unibes Cultural, em São Paulo, o evento traz reflexões sobre o legado deixado pela pandemia da Covid-19 para a sociedade, bem como os desafios enfrentados durante o período, sobretudo, nas relações entre pessoas, trabalho e negócios.

Do distanciamento total para o modelo híbrido de trabalho, as empresas estudam a preservação da Cultura Organizacional neste cenário de “reencaixe” social, no qual a Comunicação Interna ocupa um papel estratégico e pode ser a chave para a adoção deste ou daquele modelo de relação de trabalho a seguir. Diante disso, o Seminário traz como tema central “Inovar, atrair e engajar: Os novos parâmetros da Comunicação Interna”.

E dando início às apresentações, pontualmente às 13h, a abertura do evento esteve à cargo de Else Lemos, professora e pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas da Universidade de São Paulo (Cecorp, USP), que veio com o tema “Comunicação e integração: reflexões sobre a mobilização da intersubjetividade no contexto organizacional”.

Segundo Else, o trabalho permite a criação de laços sociais e experiências afetivas de diferentes tipos. Portanto, tem dimensão existencial, o que estimula e reconstrói vitalidade e sentido. Diante disso, ao longo de sua apresentação, ela convidou o público a refletir sobre a interpretação globalizante dos conceitos de Comunicação Interna e Comunicação Integrada, e seus possíveis impactos sobre a criatividade, a vitalidade e as interações significativas nas organizações.

A professora finalizou a sua participação no Seminário trazendo três principais desafios que, em sua opinião, são os principais a serem enfrentados pela Comunicação Interna hoje. Para ela, será vital o resgate dos valores que dão sentido à vida e ao trabalho; a promoção do diálogo e da escuta ativa; e a compreensão das variações humanas e a interpretação da complexidade.

Else Lemos é Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp, USP). Ao longo dos últimos 20 anos, participou de variados projetos de Comunicação e Educação Corporativa em organizações de diferentes portes e segmentos. Atualmente, é Consultora de Planejamento em Comunicação e docente em cursos de graduação e pós-graduação, além de realizar facilitações, treinamentos e palestras nos campos da Comunicação Organizacional e de Relações Humanas. Seus estudos mais recentes estão voltados à Comunicação Integrada como ação social, institucional e humana, e ao campo da Psicologia Organizacional e do Trabalho.

 

Programação

. 12h30 – 13h: Recepção, Credenciamento e Welcome Coffee

 

. 13h – 13h30: Abertura

Convidada: Else Lemos, Professora Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP) e Pesquisadora do Centro de Estudos de Comunicação Organizacional e Relações Públicas (Cecorp, USP).

 

. 13h30 – 13h35: Intervalo Técnico

 

. 13h35 – 14h50: Painel 1

Tema: Comunicação Interna como importante parceira de negócio

Convidada: Renata Rodrigues, Supervisora de Comunicação Interna da General Motors

 

Tema: Dashboard de resultados: como estamos criando uma cultura data driven na Comunicação Interna da B3

Convidada: Leandra Peres, Superintendente de Comunicação da B3

 

Tema: Como a Intel está usando a Comunicação Interna para divulgar histórias locais

Convidada: Carol Prado, Head de Comunicação da Intel para América Latina

 

. 14h50 – 14h55: Intervalo Técnico

Tema: Metodologia “Radar Employer Branding” para você encontrar o ponto exato da sua marca empregadora

Convidada: Leila Gasparindo, CEO da Trama Comunicação

 

Tema: A evolução de Comunicação Interna da Bayer

Convidado: Thiago Massari, Líder de Comunicação Integrada da Bayer

 

Tema: Cooltura de Serviço – 5 anos reforçando que o que importa é ser você mesmo

Convidada: Mariana Augusto, Gerente Sênior de Comunicação da Divisão Brasil da Arcos Dorados

 

.16h05 – 16h25: Coffee Break

 

.16h30 – 17h25: Painel 3

Apresentação da pesquisa Abracom: Eu no trabalho híbrido

Convidada: Claudia Cezaro Zanuso, Coordenadora do Grupo de Trabalho sobre Comunicação Interna na Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação; Especialista em Comunicação Empresarial pela Aberje/Eseq e Marketing Pleno pela Madia Marketing School.

A transmissão da 13ª edição do Seminário Mega Brasil de Comunicação Interna e Relacionamento com Empregados pode ser conferida através deste link.