Divulgação / ABSC
Diretoria 2020-2022 e Diretoria 2022-2024 durante o CSC Innovation Day 2022
Com o objetivo de manter o direcionamento da Diretoria anterior e ampliar ainda mais a geração de valor aos associados – através da produção de conteúdo de interesse das empresas e de olho nas tendências do mercado nacional e internacional – a Associação Brasileira de Serviços Compartilhados (ABSC) apresentou a sua nova Diretoria Executiva, que estará à frente das novas ações da entidade pelos próximos dois anos.
Na nova composição, Marcelo Pardi, Diretor do Centro de Serviços Compartilhados da Cogna, assume a cadeira de Diretor Presidente da ABSC, até então ocupada por Timóteo Tangarife, enquanto Fernando Bortolini, Diretor de Serviços Compartilhados & TI da Random, assume como Diretor Vice-Presidente de Pesquisa de Mercado. Já nas áreas administrativas, Paulo de Tarso, Gerente de Produtividade e Qualidade do CSC da Eletrobras, fica como Diretor de Operações; Dione Nunes, Gerente CSC Financeiro e Pessoas do Grupo Moura, é nomeada Diretora de Finanças e Tesouraria; Breno Rebelo, Head de Serviços e Processos do CSC do Grupo Ultra, como Diretor Vice-Presidente Comercial & Parcerias; e Danielle Araújo segue como Diretora Vice-Presidente de Marketing, Mídias e Comunicação.
Fundada em 2015, a ABSC surgiu com o propósito de fomentar uma cadeia de valor conectada, que se apresentou a partir de um ritmo acelerado da transformação digital, na qual o Centro de Serviços Compartilhados se transformou em uma parte fundamental de qualquer negócio. Atualmente, a entidade sem fins lucrativos representa a maior iniciativa do País de aproximação e consolidação do segmento frente ao mercado, sociedade e Governo.
Para Marcelo Pardi, Diretor Presidente da ABSC, a expectativa para o futuro é ampliar a geração de valor aos associados, produzindo conteúdos que são de interesse das empresas, com foco nas pautas mais discutidas entre os associados e as tendências do mercado nacional e internacional, por meio de matérias digitais, webinars e eventos presenciais. “Em primeiro lugar, nosso objetivo é manter o ótimo direcionamento que a Diretoria anterior nos deu, tendo como alguns dos pontos principais seguir capacitando e dando todo suporte aos associados, afinal, eles possuem um elevado nível de dinamismo e a ABSC se prepara para andar lado a lado, mantendo a colaboração e a troca de informação sempre que possível”, conta Pardi.
O novo Diretor Presidente da ABSC reforçou, ainda, que o principal propósito da Associação continua sendo o de promover o tema “Serviços Compartilhados” por meio da integração de seus associados, prestando serviços, captando informações e disseminando conhecimentos para o aumento da competitividade do setor. “Estamos crescendo a cada ano, novas e antigas empresas estão cada vez mais descobrindo as fortalezas deste modelo. O próprio mercado vem divulgando a capacidade que o CSC tem de ajudar as companhias em qualquer situação. Inclusive, a própria movimentação de profissionais com experiência em gestão de CSC para empresas que ainda não possuem, traz um efeito interessante que a da Direção Executiva passar a se interessar e buscar a adoção do modelo. Gerar valor com a experiência positiva ao colaborador, ao cliente e tudo isso com redução de custo e compliance, se encaixa em qualquer necessidade atual”, conclui Marcelo.
Timóteo Tangarife, Superintendente responsável pela coordenação dos processos integrados do Centro de Serviços Compartilhados do Grupo Eletrobras; Max Carneiro, Diretor de Operações BPS da TCS; e Cátia Pereira, CFO e Relações com Investidores da Sabesp, integrantes da antiga Diretoria, passam a integrar o Conselho Administrativo da ABSC. “Sem dúvida, a nova Diretoria usufruirá de todo potencial e lições aprendidas pelo ecossistema inteiro nos últimos anos. Tenho certeza de que o trabalho será de fortalecer e ampliar o produto mentoria, criar uma base de dados e políticas, para fortalecer o modelo de negócios. O objetivo maior da ABSC segue sendo continuar contribuindo na promoção e crescimento do segmento de Serviços Compartilhados, incentivando ambientes inovadores, tecnológicos e saudáveis, resultando no desenvolvimento profissional e na entrega de valor aos nossos associados”, frisa Timóteo Tangarife, Conselheiro da Associação Brasileira de Serviços Compartilhados.
Durante a gestão da última Diretoria (2021-2022), foram realizados diversos investimentos em busca de uma troca maior de conhecimento, trazendo novos produtos e conteúdos relevantes para o ecossistema. Dentre eles, destacam-se o “Podcast ABSC CONNECT”, que tem por objetivo compartilhar histórias relacionadas ao ecossistema de CSC; e o “Comitê Jurídico”, que consiste em um grupo responsável por analisar temas jurídicos de interesse comum e a idealização do “1º Encontro de Líderes de CSC”, evento que permite proporcionar aprendizagem de alto nível e intercâmbio de ideias. Além disso, a gestão ficou marcada pela publicação do livro “Jornada CSC”, elaborado com o intuito de apresentar e aprofundar conhecimentos relacionados ao tema de serviços compartilhados. Como resultado disso tudo, o número de associados e mantenedores cresceu aproximadamente 25% durante o período.
Ao longo de quase uma década de existência, a Associação Brasileira de Serviços Compartilhados tem hoje, em seu quadro associativo, mais de 70 empresas associadas, como Nestlé, Eletrobras, Liga Solidária, Ball Corporation, Santander, Sicoob, Cogna Educação, entre outras, e vem se tornando uma referência e fonte de informação e conhecimento para o tema CSC no Brasil.