Logo Logo Logo Logo Logo

Ricardo Viveiros fala sobre o lançamento do livro Memórias de Um Tempo Obscuro

No Café Cultural dessa semana, Sérgio Lapastina conversa com o jornalista e escritor Ricardo Viveiros para falar sobre o lançamento do livro Memórias de Um Tempo Obscuro. Não perca, a partir das 16 horas, na Rádio Mega Brasil Online.

O jornalista e escritor Ricardo Viveiros é o convidado do Café Cultural dessa semana

Tudo sobre cinema, música e literatura você ouve aqui...hoje é dia de Café Cultural, na Rádio Mega Brasil Online!

O Café Cultural conversou com o jornalista e escritor Ricardo Viveiros, que aos 73 anos de idade, em plena forma, lança Memórias de um tempo obscuro, um livro que reúne artigos publicados originalmente pelo autor, de 2018 a 2022, na Folha de S.Paulo e O Estado de S.Paulo (Estadão) e depois em outros veículos da mídia impressa e digital de todo o Brasil e de países como Argentina, Colômbia, Estados Unidos, Portugal, Áustria, Itália, Rússia, Paquistão e China. 

Os textos retratam e fazem firme análise do processo comportamental e eleitoral que levou à presidência da República um governo que negou a ciência, negligenciou a Covid-19, fez pouco caso da cultura e da educação, envolveu-se em escândalos, conspirou contra a democracia e provocou imensa e turbulenta polarização. 

O autor avalia que o período entre 2018 e 2022 pode ser denominado bizarro. “Foi difícil esclarecer aos colegas da imprensa internacional o que significam expressões como mimimi, tchutchuca e, o mais constrangedor, imbrochável”. Tal desafio semântico mostrou-se ainda mais penoso se considerado o fato de que os estranhos termos foram pronunciados em um país que não pode ser engraçado no contexto de seus problemas, como os mais de 700 mil mortos pela Covid-19, mais de 30 milhões de pessoas abaixo da linha da pobreza, forte desemprego, violência urbana e rural, incluindo preconceitos e discriminações contra negros, mulheres, LGBTQIAP+, indígenas e outros grupos, bem como baixa cobertura e qualidade no ensino e incentivo à cultura, muitos ataques à natureza, elevada carga tributária e altos índices de corrupção.


O programa Café Cultural é apresentado por Sérgio Lapastina todas as quintas, às 16h, com reapresentações as sextas, às 18h, e aos sábados, às 13h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.