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“É muito significativo. O Brasil é um dos países mais sofisticados em termos de Comunicação do mundo”, disse Bruin em entrevista ao Poder360.
Em recente entrevista concedida ao Poder360, Daniel Bruin, Presidente da Abracom – Associação Brasileira das Agências de Comunicação, fez uma análise sobre o mercado das Agências de Relações Públicas e de Assessorias de Imprensa no Brasil e apontou que ambos devem apresentar um crescimento de mais de 15% em 2023.
Para Bruin, o recorde deve ser renovado para este ano, uma vez que, segundo dados divulgados pela edição 2023 do Anuário da Comunicação Corporativa, da Mega Brasil Comunicação, o segmento obteve um faturamento de R$ 4,9 bilhões no ano passado.
“É muito significativo. O Brasil é um dos países mais sofisticados em termos de Comunicação do mundo”, disse Bruin em entrevista ao Poder360.
De acordo com o ranking divulgado pelo Anuário da Comunicação Corporativa, que mostra o quanto as agências faturaram em 2022, o mercado da Comunicação Corporativa é liderado pelo Grupo FSB (com faturamento de R$ 419 milhões), seguido do Grupo In Press (R$ 266 milhões) e do Hill+Knowlton Brasil (R$ 140 milhões). Completam a lista Grupo BCW Brasil (R$ 132 milhões); Weber Shandwick Brasil (R$ 82 milhões); Grupo DJ Edelman (R$ 77 milhões); Ketchum (R$ 68 milhões); Grupo CDI (R$ 58 milhões); CDN Comunicação (R$ 52 milhões); e MSL Group (R$ 49 milhões).
“As agências de comunicação tomaram a frente na prestação desse tipo de serviço. Hoje já significa de 30% a 40% do nosso negócio”, disse Bruin, que afirmou que o setor vem expandindo serviços, principalmente no pilar da Comunicação Digital.
“Produzimos mais conteúdo do que todos os veículos de mídia no Brasil. A gente produz para mais de 2.000 clientes uma quantidade diária insana de conteúdo. Nós temos 18 mil pessoas todos os dias, gerando uma quantidade muito grande”, destacou o presidente da Abracom, durante a entrevista.
Vale ressaltar que o número de profissionais empregados pelas agências de RP e assessorias aumentou 10,14% em 2022. Do total de funcionários, 51,8% se graduaram em Jornalismo; logo em seguida, vem os profissionais de Relações Públicas (12%), Publicidade ou Marketing (7,6%) e Design (7,6%).