Logo Logo Logo Logo Logo

Indignação, Coragem e Esperança

Entrega do Troféu Audálio Dantas 2023 ocorre na Câmara Municipal de São Paulo, às vésperas do Dia Nacional da Liberdade de Imprensa. Prêmio é concedido a seis jornalistas que têm se destacado em defesa da democracia em meio às ameaças às instituições e às violações de direitos

Divulgação

Prêmio é concedido a seis jornalistas que têm se destacado em defesa da democracia em meio às ameaças às instituições e às violações de direitos

Cinco jovens nomes do jornalismo profissional e um repórter consagrado pela cobertura criminal recebem no dia 6 de junho, às 19h, o Troféu Audálio Dantas - Indignação, Coragem e Esperança, no Auditório Prestes Maia da Câmara Municipal de São Paulo. Esta 4ª edição do prêmio homenageia Rene Silva, Juliana Dal Piva, Bruno Paes Manso, Leonardo Sakamoto, Gregório Duvivier e Valmir Salaro, profissionais ganhadores pela contribuição em defesa da democracia em meio às ameaças às instituições e violações de direitos.

O prêmio é promovido pela Família Kunc Dantas e a OBORÉ e conta com o apoio do vereador Eliseu Gabriel (PSB), Instituto Vladimir Herzog e de outras entidades. O troféu, que representa São Jorge enfrentando o dragão, é uma escultura de Roger Matua a partir de um desenho de Laerte. O evento ainda celebrará o Dia Nacional da Liberdade de Imprensa (7 de junho).

Entidades associadas: Agência Sindical, Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, Centro Acadêmico Lupe Cotrim ECA-USP, Centro Acadêmico Vladimir Herzog Cásper, Centro Acadêmico Benevides Paixão PUC-SP, Coletivo Amigos de Paúba, Coletivo Café Sem Pauta, Instituto Elifas Andreato, Instituto Premier, Instituto Vladimir Herzog, Projeto Repórter do Futuro, Ricardo Viveiros & Associados, Instituto do Memorial de Artes Gráficas do Brasil, Associação Brasileira de Imprensa, Abraji, Sindicato dos Professores de São Paulo e Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo.

O antigo prêmio jornalístico Indignação, Coragem e Esperança foi entregue ao próprio Audálio em 2017. Depois de sua morte, foi rebatizado com seu nome, consagrando a importância do profissional nos momentos de medo e terror durante a Ditadura Militar.

Conhecido como o repórter que revelou Carolina Maria de Jesus e seu “Quarto de Despejo: diário de uma favelada”, Audálio esteve à frente do Sindicato dos Jornalistas de São Paulo e organizou junto a defensores da democracia o ato ecumênico por Vlado, ocorrido na Catedral da Sé em 1975.

Em 9 de junho de 2008, o jornalista recebeu da Câmara Municipal de São Paulo, por iniciativa do vereador Eliseu Gabriel (PSB), o título de Cidadão Paulistano.

Desde a criação do prêmio, já foram homenageados, além de Audálio Dantas, Patrícia Campos Mello, em 2020, Mara Régia Di Perna, Luis Nassif e Jamil Chade, em 2021, e Julian Assange e Consórcio de Veículos de Imprensa, em 2022.

 

Serviço: Troféu Audálio Dantas - Indignação, Coragem e Esperança e Dia Nacional da Liberdade de Imprensa

Quando: 6 de junho (terça-feira)

Horário: 19h

Local: Câmara Municipal de São Paulo (Viaduto Jacareí, 100 – 1° andar | Auditório Prestes Maias – Bela Vista)