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Racismo nas redes

Levantamento realizado pela STILINGUE, plataforma de monitoramento e interação de conversas nas redes sociais, aponta que o Racismo dominou as postagens nas redes sociais no mês de maio. A plataforma registrou mais de 294 mil publicações sobre o assunto no último mês, após os ataques racistas contra o jogador do Real Madrid, Vinicius Junior (foto)

Divulgação / Twitter

Os dados referentes às publicações sobre racismo relacionadas ao jogador no último mês mostram como ele já tinha sua imagem associada aos insultos que recebia quando entrava em campo, reforçando a denúncia do próprio atleta de que as ofensas proferidas no dia 21 de maio foram apenas o estopim de uma situação de racismo recorrente.

Segundo um estudo realizado pela STILINGUE, plataforma de monitoramento e interação de conversas nas redes sociais, durante o mês de maio a temática de racismo se destacou como assunto central nas postagens de redes sociais. As menções foram principalmente sobre o ataque racista ocorrido contra o jogador do Real Madrid, Vinicius Junior, mas também diversos conteúdos de apoio e cobranças dos usuários para as marcas patrocinadoras se posicionarem. De acordo com a plataforma, no dia 21 de maio, quando aconteceu a discriminação a Vini Jr. durante a partida do Real Madrid, em Valência (Espanha), 56% das publicações nas redes estavam relacionadas ao racismo sofrido em campo pelo jogador, e as publicações sobre racismo associadas ao jogador cresceram 747 vezes em comparação ao dia anterior.

As análises dos dados indicam um aumento natural de citações a Vini Jr. nos dias de jogos do Real Madrid pelo campeonato europeu, mas com grande viralização no domingo em que o jogador protestou contra os insultos racistas que recebia em campo. No dia seguinte à partida – 22 de maio – foi registrado o maior índice de repercussão do caso, representando quase 30% de todas as publicações relacionadas ao tema nos últimos 30 dias.

Os dados referentes às publicações sobre racismo relacionadas ao jogador no último mês mostram como ele já tinha sua imagem associada aos insultos que recebia quando entrava em campo, reforçando a denúncia do próprio atleta de que as ofensas proferidas no dia 21 de maio foram apenas o estopim de uma situação de racismo recorrente.

As redes sociais foram o principal palco de apoiadores do jogador brasileiro e protestos contra o racismo, acumulando 77% das publicações. O Twitter se destacou com 55% das postagens; Facebook com 22%; seguido pelos portais de notícias com 11%; YouTube com 10%; Instagram com 1%; e Blogs com 1% também.

 

Marcas

Apesar de uma relativa baixa menção nas redes, os patrocinadores do campeonato espanhol tiveram seus nomes lembrados pelos usuários, que cobraram um posicionamento diante dos repetidos casos de preconceito. Santander, Puma, EA Sports, BKT e Mahou foram algumas das marcas mencionadas.

Além dos patrocinadores oficiais da La Liga, também foram registrados comentários dos patrocinadores do Real Madrid, como é o caso da Emirates, que também foi citada nas cobranças de posicionamento.

Ao analisar as marcas separadamente, vimos o quanto é importante as organizações monitorarem em tempo real as menções que recebem nas redes sociais e na mídia. Diversas marcas que não estavam relacionadas ao jogador ou a pautas racistas passaram a ser envolvidas, e até mesmo cobradas, depois do lamentável acontecimento do dia 21 de maio, evento relativamente previsível, uma vez que esse comportamento criminoso era recorrente, especialmente contra o Vinicius Junior”, explica Menedjan Morgado, Head de Insights da STILINGUE.

 

Racismo

Os eventos em maio serviram como catalisadores de discussões sobre o racismo, fazendo com que o período de 1 a 31 de maio apresentasse 17,2% mais publicações sobre o assunto do que no mês de abril. Os dias 21, 22 e 23 representaram, somados, mais de 50% das publicações sobre racismo do mês.

Uma campanha que ganhou força foi a da Confederação Brasileira de Futebol, iniciada em 25 de maio, que saiu com o slogan “Com racismo não tem jogo”, e teve mais de 1.100 publicações registradas. A campanha foi reverberada por canais esportivos, que deram ênfase para apoio aos jogadores que sofrem ataques racistas dentro de campo.