Com o objetivo reconhecer trabalhos produzidos por profissionais da imprensa nacional sobre o varejo brasileiro, a Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) lança o 1° Prêmio ABEVD de Jornalismo em Vendas Diretas. Com premiação de R$ 5.000,00 para a melhor reportagem sobre o setor, as inscrições iniciaram no dia 2 de dezembro e seguirão abertas até 27 de março, neste link .
Podem ser inscritos trabalhos jornalísticos publicados no período de 31 de janeiro de 2019 a 29 de fevereiro de 2020 em veículos sediados em todo Brasil, de periodicidade igual ou inferior a trimestral. Serão aceitos trabalhos feitos para rádio, impresso, televisão, internet e multimídia. Cada participante poderá inscrever até 5 (cinco) reportagens.
Para fazer parte da premiação, as matérias precisam seguir os parâmetros mínimos de 1,5 minuto para produção de áudio ou vídeo e de 1.200 caracteres para reportagens veiculadas em mídias impressas e online. As matérias podem ser sobre os mais variados temas relacionados ao setor, desde reportagens explicativas da atividade, cases de sucesso de empreendedores ou empresas, histórias de superação, entre outras. (Clique aqui para acessar o edital da premiação )
As matérias podem ser sobre os mais variados temas relacionados ao setor, desde reportagens explicativas da atividade, cases de sucesso de empreendedores ou empresas, histórias de superação, entre outras. (Clique aqui para acessar o edital da premiação )
O anúncio do ganhador será feito no Congresso Nacional de Vendas Diretas, o maior evento do setor no País, que acontecerá no dia 28 de abril de 2020, em São Paulo.
A avaliação será feita seguindo os critérios de originalidade, relevância social, utilização de fontes, apuração, qualidade editorial e técnica. "É uma chance de prestigiar os profissionais que se dedicam à cobertura do setor de vendas diretas, que é tão importante para a Economia Nacional", declarou Adriana Colloca, presidente executiva da ABEVD.
De acordo com a Associação, hoje o setor movimenta cerca de R﹩ 45 bilhões por ano, com aproximadamente 4 milhões de empreendedores independentes - profissionais que trabalham revendendo produtos de marcas consolidadas, também chamados de "revendedores" e "consultores" - em todo o Brasil.
A ABEVD
A Associação Brasileira de Empresas de Vendas Diretas (ABEVD) é uma entidade sem fins lucrativos, criada, em 1980, para promover e desenvolver a venda direta no Brasil, bem como representar e apoiar empresas que comercializam produtos e serviços diretamente aos consumidores finais.
A ABEVD é membro da World Federation of Direct Selling Associations (WFDSA), organização que congrega as associações internacionais de vendas diretas existentes no mundo. Por isso, segue os códigos de ética implantados por suas filiadas, que representam mais de 70 países.