Logo Logo Logo Logo Logo

Rubens Brosso e o "Estrangeiro no País de Mim-Mesmo: Balada do Amor Concreto com Credo poético"

No Café Cultural dessa semana, Sérgio Lapastina conversa com o poeta, professor, artista plurimídia e ficcionista Rubens Brosso, para falar sobre o lançamento do seu livro "Estrangeiro no País de Mim-Mesmo: Balada do Amor Concreto com Credo poético". Não perca, a partir das 16 horas, na Rádio Mega Brasil Online.

O poeta, professor, artista plurimídia e ficcionista Rubens Brosso é o convidado do Café Cultural dessa semana

Tudo sobre cinema, música e literatura você ouve aqui...hoje é dia de Café Cultural, na Rádio Mega Brasil Online!

O Café Cultural conversou com o poeta, professor, artista plurimídia e ficcionista Rubens Brosso que está lançando "Estrangeiro no País de Mim-Mesmo: Balada do Amor Concreto com Credo poético", uma obra na qual conduz o leitor pelos paradoxos de sua formação poética. Congregado ao Concretismo desde o início da década de 1980 pela convivência com Décio Pignatari, o autor propõe e resgata marcas líricas do início de sua jornada literária nos anos 1970 ̶  presentes nos primeiros trabalhos e nas suas referências iniciais, entre Fernando Pessoa e Vinícius de Moraes.

A partir dessas “invenções” ele busca romper as ideias pré-estabelecidas sobre o que constitui um poema. Sempre conectado ao concretismo brasileiro, o escritor enveredou pela produção poética “intersígnica”  – tendência que o influencia neste que é seu nono livro. Sendo assim, para a construção das séries ou percursos vigentes no livro, ele se utiliza de um repertório extraído das vanguardas. Essa poesia contemplava elementos textuais, visuais, sonoros e plásticos sem hierarquias, com objetivo de extrapolar os limites da palavra. R. Brosso foi, inclusive, um dos participantes da I Mostra Internacional de Poesia Visual (1988), organizada pelo próprio criador do conceito de intersignos.

Estrangeiro no País de Mim-Mesmo é dedicado a todas as pessoas interessadas em uma literatura contestadora, que propõe debate sobre os padrões de escrita atuais e a tradição. É, ainda, um livro para o público que se encanta pela linguagem do amor e pela demonstração íntima dos sentimentos.


O programa Café Cultural é apresentado por Sérgio Lapastina todas as quintas, às 16h, com reapresentações as sextas, às 18h, e aos sábados, às 13h, na Rádio Mega Brasil Online.

O programa também é disponibilizado, simultaneamente com a exibição de estreia, no Spotify, e em imagens, na TV Mega Brasil.