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Comunicação que cuida

Sanofi busca conscientizar seus consumidores e público-alvo sobre o autocuidado por meio de ações de entretenimento e impacto social, que fazem parte dos seus pilares de Comunicação. Segundo Marília Zanoli (foto), Diretora de Marketing Consumer Healthcare da farmacêutica, a missão da companhia é trazer saúde para os consumidores e ensiná-los a se cuidar, para que, assim, haja um desafogamento no sistema de saúde

Divulgação

“Temos como companhia a missão de, de fato, ter um impacto social além de simplesmente comunicação de marca; é algo que faz parte dos nossos negócios. É uma forma de levarmos saúde e educação para comunidades em alta vulnerabilidade”, ressalta Marília Zanoli, Diretora de Marketing Consumer Healthcare da Sanofi

Apesar das restrições de comunicação vigentes para as empresas do ramo farmacêutico, a Sanofi – uma das maiores empresas do setor do mundo – vem buscando alternativas para se comunicar com os seus consumidores e seu público-alvo. A farmacêutica procura trazer o autocuidado e o entretenimento como parte de seus pilares de Comunicação, para as suas quatro categorias de medicamentos: Dor, Alergia, Vitaminas e Produtos Gastrointestinais.

Conforme explica Marília Zanoli, Diretora de Marketing Consumer Healthcare da Sanofi, cada uma das marcas desses pilares possui sua particularidade, porém, todas possuem a narrativa de incentivar e ensinar os consumidores a se cuidar. “Temos a missão de trazer a saúde para os nossos consumidores. Os ensinamos a se cuidar. Quando eles conseguem fazer o autocuidado, desafogamos o sistema de saúde”, diz.

Por conta disso, a Sanofi está desenvolvendo um pilar de “Edutainement”, que mistura conteúdo educacional com entretenimento. E para que isso ocorra de modo natural, a empresa busca narrativas que se conectam com plataformas diferentes e desmistifiquem assuntos, ou que gerem uma conexão rápida.

 

Sanofi no Metaverso

Um exemplo do funcionamento do pilar de “Edutainement” foi a ação que a Sanofi promoveu no Metaverso, batizada de “Ready Player Mom”. Na ocasião, a marca Enterogermina, em parceria com as agências MRM e DRUID, convidou as mães de influenciadores para surpreender seus filhos com avatares em suas gameplays. Elas interagiram com eles ao vivo e na frente de seus seguidores nas plataformas de livestream, como Twitch, YouTube e TikTok.

O intuito era conscientizar à respeito dos hábitos de alimentação dos gamers. “Incentivamos os jovens a cuidar do intestino. Foi uma forma divertida de ajudar os pais nessa tarefa”, explica Marília.

 

Investimento social

Vale destacar também que um dos aspectos relevantes na comunicação da Sanofi são as ações de impacto social ou que conversam com os mais diversos consumidores. A Diretora conta que, todo ano, a marca busca aprofundar suas ações de impacto social. Em 2023, por exemplo, a campanha “Você Compra & Enterogermina Doa” chega à sua 3ª edição.

A ação consiste na doação de R$ 1,00 para o Projeto Água Segura a cada compra do produto realizada nos parceiros participantes. O valor arrecadado é destinado à compra de filtros de água potável para a prevenção de infecções que causam diarreia e mortalidade infantil.

Temos como companhia a missão de, de fato, ter um impacto social além de simplesmente comunicação de marca; é algo que faz parte dos nossos negócios. É uma forma de levarmos saúde e educação para comunidades em alta vulnerabilidade”, ressalta Marília.

Além dessas campanhas, a Sanofi retornou com a publicidade de Allegra, que voltou à mídia com ações em diferentes veículos e no Waze, e também uma campanha nacional de Dorflex, que quer se posicionar como a marca do trabalhador brasileiro.