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Paulo Marinho, Miguel Bueno e Artur Angeli em Lisboa para o lançamento da Storia Europa.
O interesse dos grandes grupos internacionais de comunicação sobre as agências brasileiras vem crescendo particularmente nos últimos dois anos. Isso se deve a um movimento de internacionalização de agências brasileiras que, neste nosso mercado que beira os 5 bilhões de faturamento, se sentem fortalecidas para alçarem voos mais ousados, além de nossas fronteiras. Este é o caso do Grupo Storia Comunicação, dos jornalistas Artur Angeli e Miguel Bueno, que estabelece uma associação com Paulo Marinho, que passa a representar a marca na Europa, a partir de Portugal.
O Grupo Storia Comunicação começou em 2017, com o objetivo de manter a memória empresarial e responsabilidade histórica das marcas, elaborando web séries, documentários, vídeos institucionais comemorativos e publicitários, videografismo, animação ou outros tipos de conteúdos. Artur Angeli, jornalista com extensa carreira no audiovisual e sócio fundador do Grupo, comenta sobre o início da jornada com os parceiros. “Tanto o Miguel, quanto o Paulo foram meus clientes lá atrás. [...] A gente é amigo, valoriza muito isso. E é uma alegria agora, a chegada do Paulo, levando nossa marca para Europa [...] A própria evolução do mundo da comunicação nos levou a aventuras fora do audiovisual, mas sempre com aprofundamento e proximidade com o entrevistado”, comentou.
Miguel Bueno, jornalista e sócio do Grupo, teve seu início em redações e, após sua transição para a comunicação corporativa e já morando em Nova Iorque, percebe a importância do audiovisual dentro das empresas. Ao voltar para o Brasil, Miguel e Artur se associam e desenvolvem a empresa. O jornalista ainda fala sobre a mudança da forma de se comunicar das novas gerações e como isso é um diferencial de cada país, além de salientar a importância da utilização dessas novas ferramentas dentro das empresas, a fim de fortalecer sua imagem e persona. “A gente vê que o empresário tem dificuldade de se comunicar e às vezes, para se proteger e não se expor, ele fica calado, como se o ‘ficar calado’ fosse um caminho para ser ‘bem sucedido’, o que não é, porque às vezes o silêncio atrapalha mais do que a fala”, comenta.
A empresa escolheu Portugal como a “segunda casa” da Storia pelo apego do país com questões históricas e memórias, indo de encontro com os princípios da companhia. Paulo Marinho, novo representante da marca em território europeu, chega na Storia com a proposta de ampliar o portfólio. “Nós vamos falar de legado, memória, DNA, valores e é aí que começa a reputação. A reputação é ao longo do tempo. [...] Então eu pensei em aportar o portfólio de reputação corporativa, porque faz todo sentido. É o ESG tão falado hoje. Vamos contar uma história mas não é uma história só contada, é dialogada. O stakeholder tem que entender, curtir, compreender e participar”, afirma o jornalista.
A digitalização de conteúdos exige que empresas sejam cada vez mais bem posicionadas no mercado, além de aumentar as demandas dos profissionais da área. O sócio fundador, Artur Angeli, salienta que a adaptação das marcas neste contexto é de extrema importância. “Antes a comunicação era passiva, você via televisão e não interagia. Hoje a interação é total, você manda e recebe de volta. Isso acontece entre pessoas e marcas também. Hoje através desse diálogo, as marcas podem e devem contar com especialistas de comunicação cada vez mais para trabalhar isso”, completa.
Para estar por dentro dos novos planos do Grupo Storia, assista a entrevista ao Comunicação S.A desta semana. Clique aqui para ouvir a íntegra do podcast. Ou clique aqui para assisti-la no YouTube. Disponível, também, no Spotify.