Logo Logo Logo Logo Logo

Troca de direção

Mudanças na Comunicação Corporativa da General Motors América do Sul com a saída de Nelson Silveira. Ele deixa a empresa após mais de duas décadas atuando na Comunicação da companhia e segue, segundo declarou, em busca de novos desafios.

A semana termina com uma importante movimentação na comunicação da indústria automotiva. O jornalista Nelson Silveira, anunciou, nesta sexta-feira (30/6) sua saída da General Motors América do Sul, onde ocupara o cargo de Diretor de Comunicação Estratégica, depois de 22 anos de GM, completados no último dia 21 de março. O executivo ingressou na montadora de São Caetano do Sul (SP) em 2001, na equipe de Pedro Luís Dias, como Gerente de Relações com a Imprensa. Entre 2006 e 2009, ocupou duas importantes posições na Europa: primeiro como Diretor de Comunicação e Public Affairs da GM Portugal, e depois como Gerente de Comunicação da GM Europa, baseado em Zurique, na Suíça. Ao retornar ao Brasil assumiu a posição de Gerente de Comunicação e Produto, nela permanecendo até a saída de Pedro Luís Dias, em 2015, quando passou a ocupar a função de Diretor de Comunicação da General Motors do Brasil.

A partir de 2017, Nelson Silveira assume a Comunicação da montadora na América do Sul, inicialmente como Diretor de Comunicação Corporativa e Marca, e posteriormente como Diretor de Comunicação Estratégica. No período em que esteve à frente da Comunicação da GM, Silveira liderou o processo de transformação digital da comunicação da companhia, passando a a interagir com novos atores, como os influenciadores digitais, e a interpretar e estabelecer estratégias com base em algoritmos, dados de audiência e engajamento. Nesse período, também, com a consolidação dos princípios ESG, a Comunicação da GM teve marcante atuação na parceria firmada entre a companhia e o Instituto Homem Pantaneiro, em prol da preservação da Onça Pintada, maior felino das Américas.

Em dezembro de 2022, Nelson Silveira foi eleito Presidente do Conselho da Aberje – Associação Brasileira de Comunicação Empresarial para um mandato de três anos. Agora, com a sua saída da GM, ele deixa o cargo e quem assume a posição é Malu Weber, Vice-presidente de Comunicação do Grupo Bayer Brasil, para uma espécie de mandato tampão, até a realização de uma nova eleição, o que deverá ocorrer no segundo semestre deste ano.

As mudanças na área de Comunicação da General Motors já davam sinais em 2022, com a transferência de Marina Willisch, que ocupava o cargo de Vice-presidente de Public Affairs, Comunicação e ESG, na GM South America, para os Estados Unidos a fim de ocupar a função de Diretora Geral e Consultora Fiscal para Impostos Indiretos Globais na General Motors Corporation. Para a sua vaga, foi contratado Fábio Rua, que traz em seu portfólio uma larga experiência em Relações Externas, Governamentais e de Comércio, com passagens por importantes marcas como Amcham-Brasil, Vale, Embraer, GE e IBM Brasil.

Oriundo das redações, Nelson Silveira sempre teve sua carreira, de certa forma, voltada à Economia, editoria pela qual passou na Folha de S.Paulo, Diário do Grande ABC e Jornal do Brasil, onde conheceu José Carlos Pinheiro Neto, então presidente da Anfavea – Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores, responsável pelo convite para que o jornalista trocasse o lado do balcão, para ser executivo de Comunicação de uma das maiores montadoras do Brasil. Esse olhar panorâmico para o tema, herdado das coberturas de imprensa, sempre esteve presente na mente de Silveira e, por certo, atuou como indutor de um planejamento de carreira que, segundo ele próprio, já estabelecia 2024 como um limite para a busca de novos posicionamentos fora da companhia. As próximas duas semanas serão reservadas para um breve período de descanso para depois, o executivo buscar novas alternativas e colocações. A General Motors não anunciou um nome para ocupar a Diretoria de Comunicação e tampouco sinalizou como seguirá a estrutura daquela área que, neste momento, fica sob a guarda de Fábio Rua, Vice-presidente de Public Affairs, Comunicação e ESG, na GM South America