Logo Logo Logo Logo Logo

Guia do Pertencimento

Criado pelo Comitê de Diversidade e Inclusão da MRM Brasil, a publicação apresenta e explica onze temas relacionados a causas identitária em uma versão digital e em três idiomas

Divulgação

Criado pelo Comitê de Diversidade e Inclusão da MRM Brasil, a publicação apresenta e explica onze temas relacionados a causas identitária em uma versão digital e em três idiomas

A MRM Brasil, agência global de marketing digital do McCann WorldGroup, acaba de lançar o seu Guia do Pertencimento. Publicado na versão digital e em três idiomas, o Guia foi idealizado e desenvolvido, em 2021, pelo Comitê de Diversidade e Inclusão da agência e vinha sendo utilizado internamente entre os colaboradores. Agora ele foi tornado público para ser compartilhado com todos que tiverem interesse pelo tema, podendo ser baixado aqui.

O Guia tem o objetivo de trazer informações sobre os principais grupos minoritários da atualidade. Ele chega como um elemento de afirmação dos esforços da agência no sentido de desenvolver uma cultura inclusiva e diversa. O objetivo é promover a educação, despertar e ampliar a percepção das pessoas sobre os temas relacionados a questões identitárias e fomentar o debate sobre formas de tornar a agência um ambiente cada vez mais inclusivo e acolhedor.

“Mais do que garantir a presença de profissionais diversos, percebemos que é importante garantir a qualidade da inserção de cada um deles. Ou, em outras palavras, criar uma cultura efetivamente inclusiva. Assim, começamos pelo que consideramos o básico”, explica Isabel Coletta, Chief Operating Officer da agência.

Ela conta que o Comitê de Diversidade e Inclusão foi criado em 2018 com uma consultoria externa. Em seguida, a agência passou a realizar palestras de introdução a esses temas, explicação de conceitos, vieses inconscientes e estereótipos. “Passamos a promover a participação e colaboração em projetos e ações sociais e o fomento à celebração de datas especiais. Com a pandemia nasceu uma newsletter interna e maior movimentação via email, plataformas digitais e eventos online. Em 2021 iniciamos palestras mais robustas e letramentos sobre diversidade e inclusão. Depois de tudo isso, consideramos que era hora de consolidar esses conhecimentos em um material de consulta simples, de leitura rápida, mas com informações relevantes”, conta.

O Guia inclui a apresentação e explicação sobre 11 temas:  Classes Sociais, Interseccionalidade, Diversidade/ inclusão, Gerações, Etarismo, Gênero e identidade, Orientação afetivo/sexual, Capacitismo, Gordofobia, Feminismo, Etnias, Refugiados, Imigrantes e Xenofobia.

“Essa é uma pauta que vem crescendo nas empresas. Candidatos perguntam nas entrevistas qual é a visão da agência sobre esses temas. Acompanhar e entender os movimentos da sociedade é fundamental para o trabalho que realizamos em nosso dia-a-dia na agência. Pretendemos que o Guia seja um material vivo. A ideia é que ele evolua de acordo com a evolução desses temas, da sociedade e da empresa”, explica Danielle Menta, analista de RH e líder do Comitê de Diversidade e Inclusão da agência.

Atualmente, a agência é composta por 60% de mulheres na direção executiva e 40% na liderança total. O censo realizado este ano na empresa mostrou que há uma participação de 20% de colaboradores LGBTQIAPN+, entre os 100 respondentes de um total de 165 colaboradores.  “Como qualquer assunto que se considere prioritário, esse tema precisa de uma governança e de metas. Nosso objetivo é aumentar a representatividade de grupos minoritários na agência, seja criando um programa específico de contratação, divulgando vagas abertas em canais destinados a esses públicos ou firmando parcerias com instituições e organizações que possam ajudar nesse objetivo. Sabemos que temos um longo caminho a percorrer”, diz Fábio Souza, CEO da MRM Brasil.

Além do público interno, o Guia será divulgado nas redes sociais da agência. “Fazer com que o Guia chegue para quem se importa com esses temas é um dos nossos objetivos”, completa Danielle Menta.