O presidente da FCA para a América Latina, Antonio Filosa, e o presidente da Casa Fiat de Cultura, Fernão Silveira, à frente do projeto que traz a mostra de Botticelli ao Brasil
Com curadoria do historiador italiano Alessandro Cecchi, a Casa Fiat de Cultura traz para o público brasileiro exposição inédita do mestre renascentista italiano Sandro Botticelli (1445–1510), um artista que soube interpretar as profundas mudanças sociais, políticas, culturais e artísticas ocorridas na Itália, na segunda metade do século 15. Além de renomado especialista em artes, Alessandro Cecchi é um dos mais importantes estudiosos de Botticelli no mundo.
A exposição conta com acervos de 11 museus – dentre eles, a Galleria degli Uffizi – e coleções particulares, vindas de cinco cidades italianas: Veneza, Turim, Florença, Milão e Montelupo Fiorentino. A exposição “Botticelli e seu tempo na Casa Fiat de Cultura” pode ser vista em Belo Horizonte (MG) de 5 de maio a 12 de julho de 2020 e toda a programação é gratuita.
Para Fernão Silveira, presidente da Casa Fiat de Cultura, a mostra de Botticelli revela que a instituição, em seus 14 anos de trajetória, permanece imbuída de seu grande objetivo: aproximar as pessoas de nomes consagrados da história da arte, e, ao mesmo tempo, estimular novas discussões, ampliar acesso à cultura e contribuir com a formação de público. “Além das grandes mostras internacionais, buscamos investir em exposições autorais e inovadoras, ligadas à cultura brasileira e à arte contemporânea”, comenta, ao destacar, ainda, o grande cuidado da Casa Fiat de Cultura em elaborar estratégias e conceitos de programação calcados em conteúdos com vasta relevância cultural.
A exposição “Botticelli e seu tempo” é uma realização da Casa Fiat de Cultura, da Secretaria Especial da Cultura e do Ministério da Cidadania, com apoio institucional da Embaixada da Itália no Brasil, do Consulado da Itália em Belo Horizonte, do Circuito Liberdade, do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico (Iepha) e do Governo de Minas Gerais. O patrocínio é da Fiat, do Banco Fidis e do Banco Safra, com produção executiva da MetaMorfosis, na Itália e Base 7, no Brasil.
Reconhecida pela produção de grandes exposições de arte, a Casa Fiat de Cultura se consolidou como um dos principais centros culturais do Brasil, inserindo Minas Gerais no roteiro das artes do país. Desde sua criação, em fevereiro de 2006, realizou 55 exposições nacionais e internacionais, por meio das quais apresentou mais de 2 mil obras, apreciadas por 2,7 milhões de visitantes, com 550 mil pessoas participantes de suas atividades educativas, além de 13 mostras itinerantes, que contemplaram cidades como São Paulo, Rio de Janeiro, Porto Alegre, Brasília e Buenos Aires.
A Casa Fiat de Cultura está localizada na Praça da Liberdade, 10, em Belo Horizonte (MG). Telefone: (31) 3289-8900