Logo Logo Logo Logo Logo

Pai da Mônica é Personalidade da Comunicação 2023

O jornalista e ilustrador, Mauricio de Sousa (foto), é o homenageado com o Prêmio Personalidade da Comunicação 2023. A cerimônia de entrega do Prêmio acontece no dia 31 de agosto, na Unibes Cultural, em São Paulo

Divulgação

O convite para a homenagem foi entregue nesta quarta-feira (05/07), pelos Diretores da Mega Brasil, Eduardo Ribeiro e Marco Antonio Rossi, que foram recebidos por Maurício de Sousa na sede de sua produtora.

O Prêmio Personalidade da Comunicação 2023 homenageará o jornalista e ilustrador, Maurício de Sousa, criador das famosas histórias em quadrinhos da Turma da Mônica.

O convite para a homenagem foi entregue nesta quarta-feira (05/07), pelos Diretores da Mega Brasil, Eduardo Ribeiro e Marco Antonio Rossi, que foram recebidos por Maurício de Sousa na sede de sua produtora.

A cerimônia de entrega do Prêmio acontece no próximo dia 31 de agosto, a partir das 19h, no teatro da Unibes Cultural, em São Paulo.

 

Sobre Maurício de Sousa

Nascido em Santa Isabel, São Paulo, Mauricio de Sousa passou a maior parte de sua infância e juventude em Mogi das Cruzes. Filho de uma poeta e um barbeiro, ele cresceu enchendo as páginas dos seus cadernos com desenhos até começar a ilustrar pôsteres e cartazes para os comerciantes da região.

Aos 19 anos, em São Paulo, apresentou-se à Folha da Manhã como cartunista, mas conseguiu uma vaga de redator e, meses depois, de repórter policial. Curiosamente, nessa época, por medo de ver sangue, ele pedia aos fotógrafos que descrevessem a cena para que ele pudesse escrever as matérias e as ilustrava com desenhos.

Foi apenas em 1959 que conseguiu publicar sua primeira tirinha vertical no periódico e, a partir daí, trocou a máquina de escrever pela prancheta. Nessa época nasceram seus personagens: o cãozinho "Bidu" e seu dono “Franjinha”.

Com o nome na “lista negra” da Ditadura Militar, em 1962, após uma temporada de volta a Mogi das Cruzes, Mauricio foi contratado pelo jornal carioca Tribuna da Imprensa, para o qual criou o personagem “Piteco” e sua turma. Com o sucesso das tirinhas, que passaram a ser republicadas em mais de cem jornais do país, em 1963, passou a desenhar para o caderno infantil da Folha de S. Paulo, deslanchando sua carreira. E foi neste ano que nasceu a sua personagem principal, Monica, que seria o carro-chefe de seus quadrinhos.

Em paralelo, ele criava a Bidulândia Serviços de Imprensa, mais tarde chamada de Maurício de Sousa Produções, que atuava como um sindicato de distribuição de tiras de jornal. As revistas da “Turma da Monica” chegaram às bancas em 1970, chamada então de “Monica e sua turma”, com tiragens de 200 mil exemplares. Até 1986, foram publicadas na Editora Abril. A partir do ano seguinte, passaram a ser publicadas pela Editora Globo, em conjunto com os estúdios Mauricio de Sousa. Após vinte anos de Editora Globo, todos os títulos da Turma da Mônica passaram para a multinacional Panini, visando a expansão internacional dos quadrinhos.

Em aproximadamente 60 anos de carreira, Mauricio criou mais de 400 personagens e soma mais de 1 bilhão de revistas vendidas, publicadas em mais de 100 países. Suas histórias viraram animações e filmes em live-action, além de um parque temático. Em 2004, recebeu a medalha da “Ordem do Mérito Cultural” e, atualmente, é membro da Academia Paulista de Letras, ocupando a cadeira nº 24, sendo o mais famoso e premiado autor brasileiro de história em quadrinhos.

 

O Prêmio

Instituído em 1999, o Prêmio Personalidade da Comunicação homenageia os profissionais que, reconhecidamente, contribuem com o conjunto de seu trabalho para a dignificação, desenvolvimento, aprimoramento da Comunicação em seus vários segmentos no Brasil.

Abaixo todos os homenageados com o Prêmio Personalidade da Comunicação:

 

. 1999 – Jose Hamilton Ribeiro

. 2000 – Vera Giangrande

. 2001 – Miguel Jorge

. 2002 – Alberto Dines e Paulo Nassar

. 2003 – Gaudêncio Torquato e Mino Carta

. 2004 – Ruy Mesquita

. 2005 – Roberto Civita

. 2006  - Octavio Frias de Oliveira

. 2007 – Johnny Saad

. 2008 – Mauricio Azêdo e Audálio Dantas

. 2009 – Nelson Sirotsky

. 2010 – J. Hawilla

. 2011 – José Marques de Melo

. 2012 – Antonio Augusto Amaral de Carvalho

. 2013 – Domingos Alzugaray e Caco Alzugaray

. 2014 – Miriam Leitão

. 2015 – Vera Brandimarte

. 2016 – Fátima Turci

. 2017 – Boris Casoy

. 2018 – Marcos Mendonça

. 2020 – Laurentino Gomes

. 2021 – Elifas Andreato

. 2022 – Caco Barcellos

. 2023 – Maurício de Souza