Divulgação
“O curso vai além das técnicas exigidas no mercado publicitário. É sobre criar um espaço de acolhimento para trazer diferentes perspectivas, abrir caminhos e construir possibilidades reais de empregabilidade, principalmente para pessoas trans e travestis. Se pudéssemos resumir a ação em uma palavra, seria ‘empoderamento’” explica Debora Moura, Head de Diversidade e Inclusão do Grupo Dreamers e do Comitê da Diversidade do Grupo.
Desenvolvimento de habilidades para atuação no mercado publicitário. Este é o foco principal do curso que irá oferecer oportunidades para 30 pessoas de grupos sub-representados – entre trans e travestis, LGBTQIAPN+, pessoas pretas, PCDs e mulheres.
A iniciativa é uma parceria entre o Comitê da Diversidade do Grupo Dreamers, maior grupo independente de comunicação do País – que engloba em seu ecossistema empresas como Artplan, Convert, Rock in Rio, A-Lab, entre outras; Escola Rua, primeira escola de criatividade focada em promover diversidade, inclusão e equidade no mercado publicitário; e Capacitrans RJ, projeto social de capacitação profissionalizante e empreendedorismo.
Juntas, estas instituições irão promover aulas online e gratuitas por três meses, com disciplinas que envolvem conhecimentos teóricos e práticos para potencializarem a entrada destes e de demais grupos sub-representados – que também podem participar do processo seletivo – na carreira publicitária.
Ao todo, serão ministradas 24 aulas por professore e especialistas do mercado, exclusivamente para o projeto. Entre as disciplinas ensinadas estarão as de Projetos e Produção; Direção de Arte & Redação; Criação para Web; Mídia Performance; e Gestão de Eventos. A trilha de conhecimento incluirá também treinamentos de soft skills voltados para que os estudantes possam trabalhar suas habilidades pessoais, além de encontros para networking e troca de experiências com profissionais do mercado.
“O curso vai além das técnicas exigidas no mercado publicitário. É sobre criar um espaço de acolhimento para trazer diferentes perspectivas, abrir caminhos e construir possibilidades reais de empregabilidade, principalmente para pessoas trans e travestis. Se pudéssemos resumir a ação em uma palavra, seria ‘empoderamento’” explica Debora Moura, Head de Diversidade e Inclusão do Grupo Dreamers e do Comitê da Diversidade do Grupo.
A turma colocará a mão na massa no 2º módulo, fase que inclui a criação do projeto de conclusão do curso. Ao final das aulas, os trabalhos de conclusão passarão pela avaliação de uma banca examinadora composta por profissionais do mercado.
“É sempre uma felicidade imensa fazer mais uma turma da Escola Rua. Mas essa tem um ponto especial. Se a gente puder ajudar a abrir mais portas no mercado para esses profissionais, temos certeza de que a nossa publicidade vai ganhar muito. São vozes importantes e precisamos desses olhares e talentos na nossa indústria. Que a Escola Rua possa ajudar a encher o mercado de pessoas de grupos sub-representados, principalmente das pessoas trans e travestis”, diz Felipe Silva, fundador da agência Gana e Escola Rua.
“Nós da Capacitrans – em especial, para mim – nos sentimos honrados em fazer parte de um projeto dessa magnitude, focado em pessoas trans, travestis e não-bináries. Pensar que talentos trans poderão ser incluídos e, assim, se tornarem visíveis no mercado Cultural, da Publicidade e do Marketing, independentemente de suas ‘escolaridades’, é um vislumbrar de esperanças para pessoas sempre excluídas de oportunidades e acessos. Será grandioso, e vamos com todo o desejo de ver resultados incríveis e pessoas ‘trans...formadas’! Vida longa ao projeto Rua e à equipe Dreamers!”, comemora Andréa Brazil, Coordenadora Geral e Presidente da Capacitrans.
Interessados em participar podem se inscrever até o dia 16 de julho, por meio do link. O resultado da seleção será divulgado no dia 10 de agosto, nas redes sociais da Escola Rua.