Logo Logo Logo Logo Logo

Muito além dos fios

Após constatar que mais da metade dos cabeleireiros no Brasil diz se preocupar com sua saúde mental, a L’Oréal Professionnel lança a campanha global “Head Up”, iniciativa que tem por objetivo treinar e conscientizar os profissionais de beleza sobre o tema

Divulgação

A campanha “Head Up”, com conteúdos cocriados com cabelereiros do mundo inteiro com foco na saúde mental, foi globalmente desenvolvida pela marca em parceria com a ONG National Alliance on Mental Illness (NAMI), após estudos da marca apontarem que a saúde mental é o 13º desafio para os profissionais de salão.

Desde 1909, a L’Oréal Professionnel – marca de produtos e serviços de alta performance – tem sido parceira e grande aliada dos profissionais de beleza, elevando, aprimorando e apoiando a indústria profissional de beleza. Agora, a marca foi além ao lançar a campanha global “Head Up”, que busca dar mais visibilidade para a saúde mental, em especial dos profissionais de beleza como os cabeleireiros. A iniciativa consiste em treinamento por meio de uma série de vídeos divididos em quatro módulos com foco na conscientização sobre o tema.

A campanha “Head Up”, com conteúdos cocriados com cabelereiros do mundo inteiro com foco na saúde mental, foi globalmente desenvolvida pela marca em parceria com a ONG National Alliance on Mental Illness (NAMI), após estudos da marca apontarem que a saúde mental é o 13º desafio para os profissionais de salão. No Brasil, segundo estudo realizado pela L’Oréal Professionnel com 257 respondentes, o dado é ainda mais agravante, uma vez que a saúde mental é a segunda maior preocupação de acordo com 59% dos respondentes.

Ser cabeleireiro é também ser um ouvinte. Em média, os profissionais passam duas mil horas por ano ouvindo seus clientes e oferecem um atendimento que vai além do serviço. De fato, esses profissionais fornecem apoio social e emocional, sendo que 75% dos clientes consideram a ida ao cabeleireiro uma forma de autocuidado. Esses profissionais ouvintes também precisam ser ouvidos.

Sabemos que saúde mental foi uma grande questão para todos durante a pandemia, porém, quando olhamos para o mercado de beleza e todos os desafios que foram vividos, é nítido que quem trabalhava com ele precisou se reinventar e desenvolver uma grande resiliência. Sempre fomos parceiros em todos os quesitos, desde a capacitação profissional, até em como auxiliar o negócio. Hoje, queremos continuar cuidando do business, e mais do que nunca, após tudo, temos um olhar 360º para quem toca e cuida diariamente das nossas consumidoras. Precisamos olhar e cuidar de quem cuida”, afirma Mariana Salgado, Diretora da L’Oréal Professionnel no Brasil.

Com o propósito de aumentar a conscientização acerca da saúde mental, o conteúdo foi disponibilizado no canal do YouTube da marca e no Access, plataforma de ensino de L’Oréal Produtos Profissionais. O conteúdo é dividido em quatro módulos certificados de oito minutos cada, apresentados por Hayley Jepson, co-desenvolvedora de “Head Up”, e Daniel Mason Jones, educador de L’Oréal Professionnel e co-desenvolvedor de “Head Up”. Os temas são: Apresentação (Head Up Keys Résumé); Saúde Mental Importa; EU: Autocuidado; e VOCÊ: Definindo limites. Além de conteúdos online, cada país contará com uma ONG local que será parceira no desenvolvimento de encontros e uma agenda específica para cada país. No Brasil, a ONG responsável será a Movimento Saber Lidar, que tem por propósito promover a saúde mental de profissionais que lidam diretamente com o público.

Nos últimos anos, o reconhecimento da importância da saúde mental cresceu rapidamente. Portanto, trabalhar com L’Oréal Professionnel em prol da saúde mental dos profissionais de cabelo era essencial. Tenho orgulho de co-desenvolver este programa de treinamento gratuito”, pontua Katrina Gay, Especialista em Saúde Mental da ONG National Alliance on Mental Illness (NAMI) e co-desenvolvedora da “Head Up”.

O conteúdo da campanha pode ser conferido neste link.